Transferência de veículo: saiba como realizar pelo celular

10 de junho de 2022 3 mins. de leitura
A transferência de veículo pelo celular ficou disponível no segundo semestre de 2021

Realizar a transferência da propriedade de veículos ficou mais fácil para os brasileiros, já que o procedimento agora pode ser realizado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no segundo semestre de 2021.

Como forma de divulgar a novidade e auxiliar os leitores, apresentamos um tutorial de como realizar o procedimento. Confira!

1. Faça o download do app

(Estadão/Reprodução)
(Fonte: Estadão/Reprodução)

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito está disponível para dispositivos com sistema operacional da Google e da Apple.

2. Acesse a conta gov.br

(Estadão/Reprodução)
(Fonte: Estadão/Reprodução)

A CDT funciona com base nos dados inseridos na plataforma gov.br. Portanto, ao iniciar o aplicativo, é preciso usar as informações de acesso dessa conta para efetuar o login.

No primeiro acesso, o sistema reconhece o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e solicita outros dados pessoais para realizar o cadastro.

3. Adicione o CRLV Digital

(Estadão/Reprodução)
(Fonte: Estadão/Reprodução)

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) precisa ser gerado no aplicativo antes da realização de qualquer procedimento que envolva o carro. Por isso, na página inicial, selecione “Veículos”, depois “Toque aqui para adicionar um CRLV” e em seguida insira as informações solicitadas (número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e código de segurança).

Até o momento, só pode ser realizada a transferência de automóveis com documento a partir de janeiro de 2021, data em que o processo passou a ser online. Antes disso, o documento era feito de forma impressa.

Leia também:

4. Notifique o comprador

(Estadão/Reprodução)
(Fonte: Estadão/Reprodução)

Com tudo certo após a venda, chega a hora de transferir a propriedade do veículo para outra pessoa. Em “Veículos”, selecione “Iniciar Venda Digital” e insira todos os dados da venda e de quem está realizando a compra. Reveja as informações e confirme o procedimento para que o comprador seja notificado.

5. Finalize a transferência

(Detran MG/Reprodução)
(Fonte: Detran MG/Reprodução)

Ao realizar o envio da intenção de venda, o comprador recebe uma notificação no aplicativo da CDT, por isso as pessoas envolvidas no processo precisam ter acesso à plataforma. Assim que a notificação for recebida, o comprador deve acessá-la, confirmar os dados da compra e assinar o documento de forma digital, utilizando a biometria facial (basta seguir o passo a passo indicado pelo app).

Quando esse processo é finalizado, os usuários são notificados novamente da transferência e um CRLV é gerado para o comprador.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Motor1, Estadão, Portal do Trânsito

Este conteúdo foi útil para você?

140620cookie-checkTransferência de veículo: saiba como realizar pelo celular