Summit Mobilidade

Celebre o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

5 de maio de 2023 4 mins. de leitura
Segurança e gentileza no trânsito: entenda o objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante e saiba como fazer a sua parte

No dia 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, uma data que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito e da gentileza no comportamento ao dirigir. Entenda mais a seguir.

Origem e objetivos da data

A data foi criada em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar atenção para os altos índices de acidentes de trânsito no mundo. O objetivo era incentivar a reflexão sobre o tema e promover ações para reduzir o número de mortes e lesões no trânsito.

Dessa forma, o objetivo principal é sensibilizar os motoristas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e de ser gentil no comportamento ao volante para o bem comum.

A data também busca promover a educação, incentivar meios de transporte mais sustentáveis e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a vida no trânsito.

5 dicas para ser mais respeitoso e tolerante no trânsito

Para contribuir com a redução dos acidentes de trânsito e torná-lo mais seguro e harmonioso, é importante que cada um faça a sua parte. Algumas dicas simples podem ajudar a ser mais respeitoso com os outros usuários das vias e a ser mais tolerante ao volante:

1. Respeite as regras de trânsito

Respeitar as regras é uma das atitudes mais importantes para garantir a segurança no trânsito. Sinalizar corretamente sempre que for fazer uma manobra, obedecer aos limites de velocidade, parar nos sinais vermelhos e respeitar a faixa de pedestres são algumas das regras básicas que todos os motoristas devem seguir para evitar acidentes leves ou graves.

2. Seja gentil

Ser gentil no trânsito pode parecer uma atitude simples, mas faz toda a diferença. Dar passagem aos pedestres, cumprimentar os outros motoristas e evitar buzinar sem necessidade são algumas das atitudes que podem tornar o trânsito mais agradável e seguro.

Dar a vez aos pedestres é uma forma de ser gentil no trânsito. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Mantenha a calma

Manter a calma é fundamental para evitar situações de estresse e raiva que podem prejudicar a segurança de todos os usuários das vias. Evite reagir com raiva a situações de trânsito, como engarrafamentos e congestionamentos, e mantenha a paciência em situações adversas. Afinal, as mortes e lesões no trânsito não acontecem apenas na hora dos acidentes.

4. Use meios de transporte alternativos

Se possível, use meios de transporte alternativos, como a bicicleta, que é uma das formas mais sustentáveis e saudáveis de se locomover pela cidade. Além de contribuir para a redução do trânsito nas vias, essa também é uma ótima opção para quem quer evitar o sedentarismo e manter uma rotina mais ativa. Você contribui para o meio ambiente, para o trânsito e para si.

Leia mais:

5. Esteja sempre atento

Estar sempre atento aos outros usuários das vias é fundamental. Prestar atenção nos pedestres e ciclistas, manter uma distância segura dos outros veículos e evitar distrações ao volante são atitudes que podem ajudar a prevenir acidentes e garantir a segurança de todos.

Com esses gestos simples, cada um pode contribuir para tornar o trânsito mais seguro e agradável. Lembre-se sempre: no trânsito, gentileza e respeito fazem toda a diferença!

Fonte: Detran MT, JF Estrela, Jornal de Mafra, Autoo, Icetran, Governo Federal

186380cookie-checkCelebre o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante