Conheça os táxis autônomos da China que circulam sem motorista

5 de setembro de 2022 3 mins. de leitura

Veículos operam até mesmo em condições ruins de trânsito

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O futuro chegou à China. Em Pequim, carros autônomos já são capazes de andar sem controle humano, dispensando até mesmo motoristas para casos de emergência. As empresas Baidu e Pony.ai, que têm frotas de táxis autônomos desde 2021 nas ruas da capital mais populosa do mundo, devem se destacar ao explorar esse novo mercado.

(Fonte: safecarnews)
Em Pequim, os táxis autônomos estão em circulação sem a necessidade da presença de um motorista para casos de emergência. (Fonte: safecarnews/Reprodução)

Como os táxis autônomos decidem?

Sensores Light Detection and Ranging (Lidar), câmeras, radares, sistema de posicionamento global (GPS) e inteligência artificial (IA) tornam os veículos autônomos usados para transporte de passageiros na China capazes de transitar em trechos urbano e rodoviário de forma inteligente.

Os táxis autônomos da Baidu, por exemplo, reproduzem a capacidade de controle humano: mudam de faixa, estacionam, trafegam em trânsito caótico e ainda lidam com condições ruins de visibilidade, como fumaça e chuva. Para casos de emergência ou mau funcionamento dos táxis autônomos, operadores reassumem a direção dos veículos remotamente via 5G.

Os carros que integram a frota de táxis autônomos são de porte médio e acomodam até quatro pessoas. Passageiros conseguem solicitar o serviço de transporte por meio de um aplicativo.

(Fonte: Baidu)
A Baidu quer aumentar o número de veículos para atendimento. (Fonte: Baidu/Reprodução)

Limites: táxis autônomos têm horário para operar

Em Pequim, os táxis inteligentes poderão trafegar em uma área delimitada de 60 quilômetros quadrados entre 10h e 16h. A Baidu, empresa que já tem parte das frotas de carros autônomos nas ruas, pretende triplicar o número de veículos para atender à demanda.

O grupo já tem carros autônomos de modo experimental em oito cidades chinesas: Xangai, Shenzhen, Guangzhou, Chongqing, Changsha, Cangzhou, Yangquan e Wuzhen. A expectativa da Baidu é expandir o serviço para outras cidades chinesas em breve. Em parceria com a montadora Geely, o investimento em carros inteligentes deve ser de US$ 7,7 bilhões nos próximos cinco anos.

James Peng, diretor-executivo (CEO) da Pony.ai, outra companhia responsável por operar frotas de táxis autônomos na China, acredita que esse novo cenário inicia um marco importante na transição para testar veículos sem controle humano.

A tecnologia que integra os veículos autônomos é um marco na história da mobilidade urbana, e ver essa realidade nas ruas das principais metrópoles do mundo não parece algo muito distante.

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Fonte: Mobility Now, Mobilize Brasil.

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