Dia Internacional da Cerveja: 8 cidades para quem ama uma “gelada”

4 de agosto de 2023 5 mins. de leitura

Muitas cidades, no Brasil e no exterior, são conhecidas por sua cultura cervejeira e são ideais para comemorar o Dia Internacional da Cerveja

Publicidade

“Sábio é o homem que inventou a cerveja”, disse o filósofo grego Platão. De fato, há milhares de anos que essa bebida é associada às reuniões de amigos, geralmente após o expediente na sexta-feira. Por isso, faz todo sentido comemorar o Dia Internacional da Cerveja nesse dia da semana. Mais especificamente, na primeira sexta-feira de agosto — em 2023, dia 04/08. 

A comemoração foi criada em 2008 por um grupo de amigos na Califórnia. No começo, era um evento na cervejaria de um deles — mas, ao longo do tempo, a festa se espalhou por diversas cidades dos Estados Unidos e, depois, ganhou o mundo. Agora, o Dia Internacional da Cerveja é comemorado em mais de 80 países, incluindo o Brasil. 

A celebração do Dia da Cerveja em tantos países é um reflexo da popularidade da bebida em todo o mundo. Com efeito, existem muitas cidades — no Brasil e no exterior — conhecidas por sua cultura cervejeira. Elas são destinos ideais para comemorar esse 04 de agosto e, a seguir, nós listamos alguns exemplos. 

Leia também:

1. Munique, Alemanha

Munique, na Alemanha, é sede da maior festa cervejeira do mundo (Fonte: GettyImages)
Munique, na Alemanha, é sede da maior festa cervejeira do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Todos os anos, entre o fim de setembro e o início de outubro, a capital da Baviera se torna também a capital mundial da cerveja. Há quase dois séculos, seis tradicionais cervejarias da cidade se reúnem em pavilhões para fornecer boa cerveja aos visitantes. Somente em 2022, foram 5,7 milhões deles, vindos de todas as partes do mundo. 

Essas seis cervejarias têm séculos de experiência na fabricação da bebida. A mais “jovem” delas, a Paulaner, foi criada em 1634. Já a Augustiner foi fundada por monges em 1328. 

2. Blumenau (SC), Brasil

Cidade em Santa Catarina possui uma das maiores Oktoberfests fora da Alemanha (Fonte: Wikimedia Commons)
Cidade em Santa Catarina possui uma das maiores Oktoberfests fora da Alemanha. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Depois de falar da Oktoberfest original, precisamos mencionar a cidade brasileira que tem uma das maiores festas do tipo fora da Alemanha. Blumenau (SC) herda traços marcantes da cultura alemã de seus fundadores em vários aspectos — inclusive no amor pela cerveja. 

A bebida é celebrada nas cervejarias locais, que podem ser visitadas por turistas, assim como a Vila Germânica, palco da Oktoberfest. Além disso, o maior Festival de Cerveja do país ocorre na cidade catarinense, no primeiro semestre. 

3. Praga, República Tcheca

A República Tcheca fabrica algumas das melhores cervejas do mundo (Fonte: GettyImages)
República Tcheca fabrica algumas das melhores cervejas do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Podemos dizer que, em Praga, o Dia Internacional da Cerveja é todo dia. Afinal, esse é outro país fortemente associado à cultura cervejeira e, em sua capital, os turistas podem aproveitar alguns dos melhores rótulos do mundo. A Pilsner Urquell e a Staropramen são bons exemplos de cervejas tchecas famosas globalmente.

Além disso, os visitantes podem aproveitar o Dia Internacional da Cerveja nos bares do distrito boêmio de Žižkov ou em parques ao ar livre, muito comuns na cidade. Letná Park e o Riegrovy Sady estão entre os mais populares.  

4. Curitiba (PR), Brasil

Curitiba é uma das capitais brasileiras com maior número de cervejarias artesanais (Fonte: GettyImages)
Curitiba é uma das capitais brasileiras com mais cervejarias artesanais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A três horas e meia de Blumenau, a capital paranaense tem dezenas de pequenas cervejarias premiadas nacional e mundialmente. Esse característica da cidade, que tem tudo a ver com o Dia Internacional da Cerveja, começou a chamar atenção há cerca de uma década, conforme as novas cervejarias ganhavam destaque no mercado.

Cervejas como Bodebrown, Swamp, Bastards, Joy, Maniacs, GaudenBier, BierHoff — apenas para citar alguns dos mais conhecidos — podem ser degustados em bares especializados em toda a cidade, mesmo no frio do inverno. 

5. Belo Horizonte (MG), Brasil

A capital mineira é conhecida como Capital Mundial dos Botecos (Fonte: GettyImages)
Capital mineira é conhecida como Capital Mundial dos Botecos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Uma cidade conhecida como Capital Mundial dos Botecos não poderia ficar de fora dessa lista sobre o Dia Internacional da Cerveja. Até porque são mais de 1.400 estabelecimentos onde os apaixonados por uma boa “gelada” podem degustar os mais variados tipos e marcas. Destes, a Wäls está entre as mais conhecidas nacionalmente.

6. Dublin, Irlanda

Os pubs irlandeses são famosos entre amantes de cerveja no mundo todo (Fonte: GettyImages)
Pubs irlandeses são famosos entre amantes de cerveja no mundo todo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Além do Dia Internacional da Cerveja, os irlandeses têm o St. Patrick’s Day, comemorado nos famosos pubs irlandeses. São inúmeros estabelecimentos por toda a cidade, principalmente no bairro de Temple Bar, que tem desde pubs tradicionais até bares mais modernos. Além disso, a capital irlandesa é bastante associada à renomada cerveja Guinness. Aliás, é possível visitar a cervejaria Guiness Storehouse em sua viagem a Dublin. 

7. Bruxelas, Bélgica

As cervejas belgas estão entre as melhores do mundo (Fonte: GettyImages)
Cervejas belgas estão entre as melhores do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

As cervejas belgas são quase sinônimo de cerveja boa. O país é conhecido por suas witbiers, ales e tripels, que estão entre as melhores cervejas do mundo. Na capital, Bruxelas, os visitantes podem encontrar um museu dedicado à bebida, além do Delirium Café — conhecido por ter a maior carta de cervejas do mundo, com mais de 2.000 rótulos.

8. São Paulo (SP), Brasil

São Paulo possui bares para todos os gostos e bolsos (Fonte: GettyImages)
São Paulo possui bares para todos os gostos e bolsos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Conhecida por seu espírito cosmopolita, a maior cidade da América Latina é um ótimo destino para aproveitar o Dia Internacional da Cerveja por sua variedade de bares, pubs e boates. Em São Paulo, é possível encontrar desde pubs irlandeses, bares com inspiração alemã, além dos botecos tipicamente brasileiros. Também há empórios cervejeiros com centenas de rótulos do Brasil e do exterior. 

194220cookie-checkDia Internacional da Cerveja: 8 cidades para quem ama uma “gelada”

Webstories