Summit Mobilidade

5 rotas gastronômicas para conhecer em SP

15 de maio de 2023 5 mins. de leitura
Gosta de conhecer a gastronomia local durante as viagens? Então, confira nossa seleção de rotas gastronômicas em SP

O turismo gastronômico está presente em diversos locais do mundo e tem movimentado milhões de dólares anualmente. De olho em seu crescimento no País, o Ministério do Turismo lançou em 2022 o Programa Nacional de Turismo Gastronômico. Ele visa ser um guia para auxiliar destinos a desenvolverem o seu próprio turismo regional e conta com diversas ações de planejamento e promoção.

No intuito de que você conheça mais sobre o tema, o Estadão Summit Mobilidade separou 5 rotas gastronômicas para conhecer no Estado de São Paulo. Confira abaixo!

O que é turismo gastronômico?

O turismo gastronômico nada mais é do que o turismo motivado pela culinária de um determinado local. Como exemplo, milhões de turistas vão anualmente para a França e Itália para provar seus pratos mundialmente famosos, além de conhecer um pouco das histórias e de outros pontos turísticos.

No Brasil, isso não é diferente. Minas Gerais, Bahia e Pará são apenas alguns dos Estados frequentemente lembrados pelos seus sabores regionais. Entretanto, o turismo gastronômico também ganhou espaço em cidades próximas das grandes metrópoles e, atualmente, pode ser praticado em qualquer Estado brasileiro — afinal, qual local não possui um prato famoso?

O Estado de São Paulo possui diversas rotas gastronômicas pelo seu interior, que além do sabor, estão também atreladas à geografia, cultura e tradição de seus moradores. Elas fazem parte do programa estadual Rotas Gastronômicas SP e se fazem presentes em diferentes regiões do território paulista.

Leia também:

5 rotas gastronômicas para conhecer em SP

1. Vale do Ribeira

(Getty Images/Reprodução)
Vale do Ribeira se localiza no Sul do Estado de São Paulo e faz divisa com diversos municípios do Paraná. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Vale do Ribeira compreende 17 municípios paulistas e possui como atrativos turísticos cachoeiras, cavernas, aldeias indígenas e uma gastronomia diversa. Os pratos mais famosos da rota levam principalmente banana, pupunha e ostras, ingredientes que estão em abundância na região.

Entre os locais de parada obrigatória estão o Restaubar e o Na Canoa, em Cananéia; Panela Velha, em Iguape; Panela Caiçara, na Ilha Comprida; e Vale dos Pupunhas, em Palmitolândia.

2. Vale do Paraíba & Mantiqueira

(Getty Images/Reprodução)
Vale do Paraíba se estende até o sul do Rio de Janeiro e tem grande importância no PIB brasileiro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Vale do Paraíba & Mantiqueira é uma região ideal para quem deseja se aventurar na natureza e aproveitar um pouco da gastronomia local. Famosa por produtos como azeites, vinhos, cervejas e cogumelos, a rota contempla cidades como Pindamonhangaba, Tremembé e Campos do Jordão.

Caso decida explorar a região, não deixe de passar pela Estância Paluva, em Cachoeira Paulista; Cervejaria Campos do Jordão e Dona Chica, em Campos do Jordão; O Olival, em Cunha; entre outros.

3. Baixada Santista & Litoral Norte

(Getty Images/Reprodução)
Devido à proximidade, a Baixada Santista e o Litoral Norte de SP partilham de uma cultura similar a dos povos tradicionais do litoral paranaense. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A rota Baixada Santista & Litoral Norte é uma boa opção para juntar as belas praias do litoral paulista com a típica gastronomia caiçara. Os turistas que visitarem a região poderão degustar pratos à base de peixe, camarão e ainda experimentar o famoso arroz de coco.

Alguns dos locais elogiados pelo público são: Taioba Gastronomia, em Sertão do Camburi; Restaurante Gaudio, em São Vicente; Sorveteria Rocha e Cervejaria Marítima, em São Sebastião; Restaurante Paru, em Santos; e Atelier do Tonhão, em Ilhabela.

4. Pantanal Paulista e Tietê Vivo

(Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo/Reprodução)
Grande parte dos municípios do Pantanal Paulista são banhados pelos rios Paraná e Tietê. (Fonte: Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo/Reprodução)

O Pantanal Paulista e Tietê Vivo possuem juntos 36 cidades na rota. Entre elas, estão Andradina, Guaraçaí, Araçatuba, Lourdes e Monções. A gastronomia da região possui grande influência das receitas dos remanescentes de quilombos e moradores da zona rural.

Entre os estabelecimentos mais famosos estão o Rancho das Videiras, em Araçatuba; Queijaria Bela Vista e Restaurante Mamma Luiza, em Bilac; Mané Simpatia Tradicional, em Birigui; Bar e Restaurante do Porto, em Ilha Solteira; e Restaurante da Leide, em Monções.

5. Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri

(Getty Images/Reprodução)
Serra do Itaqueri também é uma ótima região para os fãs do turismo de aventura. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Outra rota gastronômica interessante para conhecer no Estado de São Paulo é a Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri. Formada por 20 municípios, entre eles Araras e Brotas, a região é rica na diversidade de ingredientes e dispõe de cervejarias, vinícolas, casas de carne e, até mesmo, locais especializados em café.

Com tantas opções, fica difícil fazer uma seleção de estabelecimentos. Mas alguns dos oficiais da rota são: Bellomo Gelateria, em Águas de São Pedro; Fábrica Di Pamonha e Kairós Pizza, em Charqueada; Cafeeira São José e Vinhos e Licores Canhoni, em Corumbataí; e outros.

Gostou do conteúdo? Então, venha entender mais sobre inovações, cidades e seus modais. As inscrições para o Summit Mobilidade 2023 já estão abertas! Inscreva-se de forma totalmente gratuita e faça parte do maior evento de mobilidade urbana do País.

Fonte: SP pra Todos, Ministério do Turismo, Food and Road, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

179900cookie-check5 rotas gastronômicas para conhecer em SP