Entenda por que 75% das cargas escoadas no País são transportadas por rodovias
Publicidade
Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil
Uma pesquisa dos Custos Logísticos no Brasil divulgada pela Fundação Dom Cabral mostra que 75% da produção brasileira são transportados por meio do modal rodoviário. O Brasil conta com 1,8 milhão de quilômetros de rodovias, sendo 146 mil deles asfaltados e de responsabilidade dos governos federais e estaduais.
Mesmo com as condições das rodovias brasileiras não sendo as melhores, o transporte rodoviário tem vantagens na locomoção de pessoas e cargas. Em algumas situações, utilizar outros meios de transporte é inviável.
Confira a seguir o ranking dos modais mais usados no País.
Responsável por 75% do transporte da produção nacional.
Responsável por 9,2% do transporte da produção nacional.
Responsável por 5,8% do transporte da produção nacional.
Responsável por 5,4% do transporte da produção nacional.
Responsável por 3% do transporte da produção nacional.
Responsável por 0,7% do transporte da produção nacional.
Atualmente, por conta dos valores e do alcance limitado dos trilhos no País, só compensa utilizar as ferrovias para transportes de cargas em volumes gigantescos. Algumas soluções apresentadas por especialistas do setor na sétima edição do Congresso Brasil nos Trilhos são o investimento a longo prazo nas ferrovias e a expansão no tempo de concessão delas.
Para que as ferrovias sejam vantajosas e operem a todo vapor, são necessários planejamento estratégico e participação do Estado na integração das estradas de ferro aos setores econômicos do País. Há pelo menos 30 anos não existe investimento na organização de um plano eficaz.
Os benefícios de aumentar o tempo de concessão e capitalizar as ferrovias brasileiras acarretariam:
Enquanto as ferrovias do Brasil não recebem melhorias e investimentos, mesmo com alguns percalços as rodovias permanecem no topo da preferência para locomoção, principalmente de cargas, no País.
Leia também:
Fonte: CargoBR, Fundação Dom Cabral.