A combinação entre motores térmicos e elétricos permite economizar muito combustível e diminuir os impactos ambientais dos automóveis
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Quando o assunto é economia de combustível, muitas pessoas pensam nos automóveis compactos, com motor 1.0. Isso não está de todo errado, uma vez que, entre os motores térmicos, os de menor volume tendem a ser mais econômicos. Porém, é possível gastar ainda menos álcool ou gasolina quando o conjunto de força inclui também motores elétricos.
Em alguns casos, os híbridos do tipo plug-in podem ser carregados na tomada e andar por dezenas de quilômetros apenas com eletricidade — com zero emissão de poluentes e menor custo por quilômetro rodado.
Contudo, o maior problema é que, como você poderá ver na lista a seguir, a maioria desses automóveis híbridos são modelos de luxo importados. Nesse contexto, ainda estão ao alcance de uma pequena parcela da população brasileira — pelo menos, enquanto não surgirem incentivos governamentais para sua fabricação e as tecnologias não se tornarem mais acessíveis.
Sobre isso, é interessante observar que o carro híbrido mais barato do Brasil é o Toyota Corolla Altis Hybrid, que custa a partir de R$ 154 mil. Ele combina um motor 1.8 Flex com uma unidade elétrica, gerando uma potência combinada de 122 cavalos.
Ainda assim, seu consumo de 16,3 km/l (quilômetros por litro) de gasolina na cidade e 14,5 km/l na estrada não é o suficiente para colocá-lo no top cinco dos carros híbridos mais econômicos do Brasil — que você pode ver a seguir.
Todo o portfólio da fabricante sueca no Brasil é híbrido plug-in ou elétrico. Nesse contexto, o SUV XC40 se destaca como o modelo mais acessível e mais vendido em 2021 — foram 375 unidades em maio. Além disso, é o mais econômico, rodando por mais de 24 quilômetros antes de consumir 1 litro de gasolina.
Esses dois sedans da BMW utilizam o mesmo trem de força, que reúne um motor 2.0 a gasolina a uma unidade elétrica de 113 cavalos, rendendo uma potência combinada de 292 cavalos. A principal diferença entre os dois é o porte, já que o 530e é um modelo maior e mais luxuoso; contudo, a economia de combustível é semelhante.
O conjunto de força do Countryman tem o econômico 1.5 turbo com três cilindros das versões mais básicas da linha, mas com o auxílio de um motor elétrico de 88 cavalos — que pode ser recarregado na tomada e movimentar o carro sozinho por até 52 km.
O sedan da marca sueca é um híbrido do tipo plug-in, isto é, suas baterias podem ser recarregadas em uma tomada, como um carro 100% elétrico, podendo rodar até 49 quilômetros apenas com eletricidade. Para atender à demanda de seus clientes, a Volvo mantém mais de 700 pontos de recarga em todo o país.
O esportivo de luxo da Porsche surpreende por unir alto desempenho com velocidade máxima de 280 km/h à economia, graças ao conjunto híbrido. O modelo está disponível nas carrocerias hatchback (coupé de quatro portas) ou perua.
No geral, todos os carros desta lista — e até o Corolla, que nem entrou no top 5 — são mais econômicos do que qualquer modelo com motor térmico à venda no País, embora também sejam menos acessíveis. Para saber quais são os carros mais econômicos do Brasil apenas com motor a combustão, acesse a outra lista que publicamos.
Fonte: Inmetro.