Como saber o tamanho ideal do quadro da bicicleta?

12 de dezembro de 2021 3 mins. de leitura
O tamanho do quadro é a principal medida que o ciclista deve observar para escolher uma bike adequada

Com um “boom” no uso de bikes em 2020 devido à pandemia da covid-19, muitos novos ciclistas estão em busca de ar fresco, exercícios e um motivo para sair de casa. Mas é preciso atenção na hora da compra, para que não seja adquirida uma bicicleta inadequada.

Isso pode ser ainda pior quando a bicicleta é comprada de forma online. A conveniência de ter sua nova “magrela” entregue diretamente em domicílio tem a desvantagem de nem sempre ser possível experimentá-la com antecedência.

Por isso, antes de realizar sua compra, lembre-se de observar o tamanho do quadro, que dependerá do tipo de bicicleta, da altura, estilo de pedalagem e preferência do ciclista. Uma bicicleta de encaixe correto será mais confortável, mais eficiente e mais divertida de pedalar. 

Conheça a medida do cavalo

Tamanho ideal da bicicleta deve considerar altura da parte interna da perna. (Fonte: MarShot/Shutterstock/Reprodução)
Tamanho ideal da bicicleta deve considerar altura da parte interna da perna. (Fonte: MarShot/Shutterstock/Reprodução)

Embora usar sua altura como guia seja uma das maneiras mais fáceis de se ter uma ideia do tamanho da bicicleta, não vai lhe dar um ajuste perfeito, dado que o comprimento das pernas pode variar. 

Para se ter a noção exata, é necessário conhecer a medida do cavalo, ou altura da parte interna da perna que é a distância entre a sola dos pés e a região que fica apoiada no selim.

O tipo de bicicleta

O tipo de bicicleta escolhida afetará no tamanho do quadro ideal, bem como a forma de pedalar. Por exemplo, um ciclista que prefere ir para regiões montanhosas precisa de uma opção mais forte e manobrável. Da mesma forma, um corredor de cross country que está procurando uma mountain bike mais plana e veloz pode preferir um tamanho maior do que o normal.

Como as bicicletas são medidas

Os quadros das bicicletas são medidas pelo comprimento do tubo do selim. Essa medida é realizada normalmente a partir do centro do parafuso que prende os braços da manivela. Entretanto, isso pode diferir a depender da marca. 

Algumas fabricantes medem até o topo de onde o tubo superior encontra o tubo do selim, ou até mesmo o centro do tubo superior. As mountains bikes são medidas em polegadas e as de estrada estão em centímetros.

Como escolher o tamanho de quadro certo

Tamanho adequado de bicicleta evita lesões e aumenta desempenho dos ciclistas. (Fonte: Lukas Davidziuk/Shuttestock/Reprodução)
Tamanho adequado de bicicleta evita lesões e aumenta desempenho dos ciclistas. (Fonte: Lukas Davidziuk/Shuttestock/Reprodução)

O método mais aceito para determinar o tamanho ideal do quadro de uma bicicleta de estrada foi desenvolvido pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi. O cálculo consiste em multiplicar a medida do cavalo por 0,65 cm. Um ciclista com cavalo de 80 cm, por exemplo, teria de usar um quadro com 52 cm.

No caso das mountains bikes, como foram criadas nos Estados Unidos, o tamanho é medido em polegadas. Para descobrir o quadro ideal, basta transformar a altura do cavalo em polegadas e subtrair por 14. No mesmo exemplo anterior, a parte interna do ciclista mede 31 polegadas, portanto o equipamento ideal deve medir 17 polegadas.

Fonte: Bike Magazine, Bike Registrada.

Este conteúdo foi útil para você?

119911cookie-checkComo saber o tamanho ideal do quadro da bicicleta?