A organização do desenho urbano de forma racional facilita a mobilidade urbana
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As grelhas viárias são um tipo de planejamento urbano em que as vias da cidade se cruzam em ângulos retos, formando um mapa semelhante a uma grade. Esse desenho urbano é tão comum nas cidades que a maioria das pessoas não percebe.
Ruas com padrão de grade apareceram em alguns dos primeiros espaços urbanos registrados há mais de 5 mil anos em sociedades localizadas em regiões distintas do globo, desde a Índia até o México. A definição de uma estrutura fácil que possibilitasse previsibilidade era o objetivo principal dos planejadores das cidades antigas.
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Atualmente, da largura da rua ao comprimento do quarteirão, as opções de grelha viária afetam profundamente a aparência e a maneira como os deslocamentos são realizados. Além disso, estudos apontam que os padrões das ruas podem afetar as economias locais, os níveis de atividade física, o uso do transporte público, as taxas de criminalidade e a desigualdade social.
Por isso, as grelhas viárias merecem ser planejadas considerando a estrutura complexa de cada cidade em suas dimensões históricas, geográficas, populacionais e econômicas.
O impacto mais direto e visível das grelhas viárias nas cidades se mostra na mobilidade urbana. A padronização de quarteirões e ruas facilita a navegação pelo espaço urbano, mesmo que o pedestre ou motorista nunca tenha estado antes no local. A grade viária possibilita também a implantação de serviços de transporte de massa, como BRT, trens e metrô.
A definição de um padrão na malha viária ainda tem o poder de simplificar o espaço urbano, facilitando a implantação e a manutenção de infraestrutura, como água, esgoto e eletricidade.
As grelhas viárias possibilitam também uma fácil adaptação do espaço urbano aos diferentes uso de solo ao longo do tempo. Com blocos e lotes predefinidos, uma nova função para uma área pode simplesmente se conectar à infraestrutura existente.
Essa ferramenta permite ainda a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento vertical e da densidade populacional, com a clara definição de espaços públicos e privados, levando à valorização dos imóveis sem comprometer a utilização da cidade por seus moradores.
A grade de ruas de Nova York fornece um estudo de caso para se pensar na utilização de uma grelha viária pré-planejada implantada para orientar a expansão ao longo do tempo. Durante dois séculos, a divisão da cidade em quarteirões ajudou a moldar o processo de desenvolvimento ao criar distritos definidos para zoneamento e uma rede para transporte.
A grade já fornecia e continua oferecendo acesso irrestrito ao transporte de superfície em toda a ilha, com vias urbanas que alcançavam seu território de maneira direta e fácil de navegar. Com o crescimento de Nova York, a grelha viária continuou como uma constante, mesmo quando as enormes infraestruturas cresceram a ponto de ficarem obsoletas.
Suas ruas largas permitiram uma transição fluida para o advento dos bondes. Quando os automóveis começaram a transformar a paisagem urbana, a grelha continuou respondendo bem à demanda e proporcionando a fluidez do tráfego.
Fonte: Caos Planejado, Smart Cities Dive, Big Think, Scientific American, Congress for the New Urbanism, Side Walk Labs.
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