Summit Mobilidade

Saiba quais são as cidades mais populosas do Brasil

27 de março de 2023 4 mins. de leitura
Veja a lista das cidades mais populosas do País em 2022, segundo o IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em dezembro de 2022, que a estimativa é que a população brasileira seja de quase 208 milhões de pessoas, de acordo com dados preliminares coletados pelo Censo 2022. No entanto, segundo o órgão, um balanço completo deverá ser obtido apenas a partir de março de 2023, devido a atrasos no processo.

A coleta de dados do recenseamento demográfico começou em 1º de agosto de 2021, com prazo de finalização estimado para 31 de outubro de 2022. Após os entraves, a expectativa é de que o Censo 2022 seja finalizado até fevereiro de 2023, a fim de que seja possível cumprir a etapa de verificação das informações coletadas e que sejam concluídas as revisitas a domicílios com moradores ausentes ou recusantes da pesquisa.

O instituto indica a falta de trabalhadores como o principal motivo para o atraso. Entende-se que, devido ao mercado aquecido, o interesse por empregos temporários se reduz; assim, tendo um número insuficiente de recenseadores, tornou-se necessário prorrogar o prazo previsto.

Quando a pesquisa for concluída e os dados forem verificados, a projeção do IBGE é de que o número de habitantes do Brasil ultrapasse 214 milhões. Mesmo sem a confirmação desse dado, já se sabe quais são as maiores cidades do País. Confira a lista a seguir.

1. São Paulo (SP)

No topo da lista das cidades mais populosas do Brasil está São Paulo, com 12.200.180 habitantes. Além de ser a maior do País, é a maior do Hemisfério Sul e da América Latina, sendo a 10ª maior do mundo em termos populacionais.

A capital paulista é o principal centro econômico da América do Sul, abrigando mais de 60% das multinacionais presentes no Brasil e sendo responsável por mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Ponte Estaiada, localizada em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

2. Rio de Janeiro (RJ)

A cidade do Rio de Janeiro está perto de completar 7 milhões de habitantes. De acordo com os dados do IBGE, atualmente o número chega a 6.625.849 pessoas. Conhecida como Cidade Maravilhosa, grande parte do Rio é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo a capital um grande centro de influências culturais para o País e o mundo.

3. Brasília (DF)

Brasília é a maior cidade do mundo entre as construídas no século 20, com 2.923.369 habitantes. Ela foi desenvolvida pelo plano urbanístico feito por Oscar Niemeyer, em formato de avião, conhecido como “Plano Piloto”. Hoje é sede dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) da República e abriga mais de 120 embaixadas estrangeiras.

Vale dizer, no entanto, que só é considerada uma das cidades mais populosas do Brasil porque o número em questão é referente a toda a população do Distrito Federal, incluindo as cidades-satélites, como Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Caso fosse considerada apenas a população de Brasília, ou seja, do Plano Piloto, o número cairia para cerca de 220 mil pessoas.

Leia também:

4. Salvador (BA)

Em penúltimo lugar da lista, com 2.610.987 habitantes, fica Salvador. A cidade foi a primeira capital do Brasil e segue até hoje entre uma das maiores do País em termos populacionais. É também considerada o principal centro de cultura afro-brasileira, o que ocorre devido à forte influência africana na cultura e nos costumes baianos.

A influência africana na Bahia é evidente na religião, na culinária e na cultura. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

5. Fortaleza (CE)

Fortaleza é a quinta entre as cidades mais populosas do Brasil, abrigando 2.596.157 pessoas, sendo também o segundo destino turístico mais procurado no País. O nome da cidade foi dado em homenagem ao Forte Schoonenborch, construído durante o século 15.

Quer saber mais? Clique aqui e assista a vídeos para saber a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade sobre esse e outros muitos assuntos.

Fonte: Estadão, Buenas Dicas, Maiores e Melhores

171660cookie-checkSaiba quais são as cidades mais populosas do Brasil