Serviço de locação de carros ganhou maior impulso nos últimos anos e apresenta cenário promissor
Publicidade
O serviço de aluguel de veículos tem sido cada vez mais uma alternativa atraente para utilizar automóvel durante determinado período. Essa maior aderência é reflexo da transformação pela qual a mobilidade urbana vem passando ao longo dos últimos anos.
Em 2021, por exemplo, foi identificado aumento de 56% no acesso a serviços de locação de automóveis, segundo a SimilarWeb. Visitas a sites que fornecem esse tipo de produto cresceram no período, se comparado a 2020.
Os motivos disso podem ser vários, já que os serviços de aluguel de carros têm apostado tanto na oferta de veículos que atendam a diversos públicos quanto na personalização da locação.
Hoje, é possível contratar uma modalidade de aluguel com apenas alguns cliques pela internet. Além disso, há a opção de solicitar itens adicionais, como cadeirinha de bebê, o que oferece maior praticidade ao usuário, bem como preços convidativos.
Em 2022, a procura por carros por assinatura aumentou 16,4% entre janeiro e setembro, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). O órgão apontou que, enquanto em 2021 havia 91 mil automóveis locados, até setembro de 2022 o volume já havia saltado para 106 mil.
Segundo Paulo Miguel Junior, conselheiro-gestor da Abla, o aumento na procura destaca o sucesso do serviço de locação em reduzir a burocracia e o valor de investimento necessário para usufruir de um veículo.
Leia também:
Além da locação de automóveis e do serviço de assinatura de carros, que permite utilizar o veículo por períodos mais longos, as empresas privadas têm encontrado no serviço uma solução para terceirizar as frotas.
Para 2023, a expectativa é que a procura aumente 15% já nos primeiros meses, uma vez que o cenário tem se mostrado mais favorável para o setor de turismo. O dado reforça que o aluguel de carros é uma excelente opção para quem está em busca de um veículo maior para viagens em família, por exemplo.
Isso é válido para deslocamentos de curtas e médias distâncias, fazendo o serviço ser procurado até por pessoas que já têm veículo próprio. Para quem se interessou pela modalidade, é importante saber da necessidade de reservar o veículo desejado com antecedência, considerando que a procura tende a ser maior no verão.
Fonte: ABLA, Estadão