Kombi motorhome: como adaptar uma casa sobre rodas?

5 de julho de 2022 4 mins. de leitura
É preciso adequação às leis de trânsito para customizar um motorhome; saiba como funciona

O primeiro passo para quem deseja ter uma casa itinerante é buscar informações sobre custos, logística e adequação às leis de trânsito que permeiam o estilo de vida. Além do conforto, é preciso ficar atento às normas de segurança para adaptar uma kombi home, por exemplo. O orçamento deve ser colocado “na ponta do lápis”.

Com o crescimento de adeptos à kombi home durante a pandemia de covid-19, a busca por empresas que oferecem o serviço de adaptação de veículos cresceu cerca de 80%, mas há quem prefira economizar e fazer tudo por conta própria. Em ambos os perfis de viajantes, é importante se atentar a algumas regras.

Deixar os destinos menos burocráticos e ter o mundo como quintal são alguns dos benefícios de quem mora em uma kombi home, porém para embarcar nesse estilo de vida é essencial considerar algumas questões.

Leia também:

Kombi home: regras para uma boa viagem

Embora não seja comum no Brasil, alugar um motorhome pode ser uma alternativa para quem quer experimentar o estilo de vida por algum tempo. Se a decisão de ter uma vida “nômade” já não deixa dúvidas, é preciso considerar os custos para investir no sonho da kombi home própria.

Existem mobílias e projetos específicos para casa sobre rodas. (Fonte: Shutterstock)
Existem mobílias e projetos específicos para casas sobre rodas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Despesas

O investimento mínimo para adaptar ou comprar um motorhome é de R$ 70 mil. A partir daí o valor varia conforme o veículo e as necessidades de quem escolhe as adaptações. Se as viagens forem esporádicas, é possível optar por um carro mais compacto, o que reduz o conforto e os custos.

Como qualquer outro modelo de veículo, a kombi home ou o motorhome precisam de manutenção, o que gera despesas extras que precisam ser contabilizadas.

Documentação

Também é preciso buscar regulamentação nos órgãos de trânsito para ter uma kombi home. Ao comprar o veículo, é importante verificar junto aos despachantes se a documentação está em dia.

Para dirigir uma kombi home no Brasil, a habilitação de categoria B é suficiente, desde que a capacidade de carga do veículo não passe de 3,5 mil quilos. No entanto, em outros países, pode ser necessário regulamentar o documento.

Segurança

Embora existam kombi homes adaptadas com mobiliário e itens não específicos, há opções personalizadas para a “casa sobre rodas”. É essencial que o espaço para a distribuição dos móveis e utensílios seja considerado de forma a evitar acidentes. Um bordão adotado pelos “motorhomeiros” é “menos é mais”.

Não se esqueça de que a kombi home não é um apartamento de luxo, então precisa apenas de itens essenciais. Além disso, o peso dos eletrodomésticos deve ser considerado para evitar manutenções desnecessárias.

A segurança e praticidade devem ser consideradas no projeto de motorhome (Fonte: Shutterstock)
Segurança e praticidade devem ser consideradas no projeto de motorhome. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Um item essencial para um motorhome é o aquecedor de água, que oferece mais conforto e segurança e aumenta a performance do veículo. Além disso, os sistemas elétricos e hidráulicos devem ser regulamentados e arquitetados com cuidado, para que não gerem prejuízos.

Para quem quer evitar “dores de cabeça” e pode investir mais dinheiro, uma opção é buscar empresas especializadas na construção e na adaptação de kombi homes.

Alimentação

Se a kombi home for equipada com fogão, é possível cozinhar e, assim, economizar. No caso de veículos mais compactos que não oferecem espaço para essa comodidade, os gastos extras com alimentação devem ser contabilizados.

Descarte

Existem regras para descartar lixos e resíduos que são armazenados durante as viagens, portanto pensar na infraestrutura para banheiros e cozinha é muito importante. As regras variam de acordo com a região em que se está, mas no Brasil normalmente os resíduos de banheiro podem ser descartados em postos de combustíveis e campings, por exemplo.

Estacionamento

As regras para estacionar o motorhome diferem daquelas de carros utilitários e existem vagas específicas para veículos com a proporção deles. Atentar-se a isso evita multas e advertências.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Motorhome trips, Blog Escalada

144580cookie-checkKombi motorhome: como adaptar uma casa sobre rodas?