Radar de penetração de solo torna carros autônomos mais seguros

28 de abril de 2020 5 mins. de leitura

Veículos podem se localizar com radar subterrâneo em situações de baixa visibilidade, como chuva e neve

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Uma tecnologia de radar de penetração de solo (GPR) oferece vantagens ao fornecer dados adicionais para carros autônomos e robôs, até mesmo em situações de chuva, neblina e neve. A WaveSense pode ver até três metros abaixo do solo e funciona a velocidades de até 120 km/h.

(Fonte: WaveSense/Divulgação)
(Fonte: WaveSense/Divulgação)

A segurança é uma das principais prioridades do setor de veículos autônomos. A fusão de várias abordagens independentes é a melhor maneira de garantir que nenhuma tecnologia cause um erro significativo que possa resultar em morte.

Os sistemas de assistência ao motorista e veículos autônomos (Adas, na sigla em inglês) em desenvolvimento usam vários sensores para navegação, prevenção de colisões e monitoramento do estado do veículo e do motorista, incluindo câmeras, detecção remota por meio da luz e radares. Essas tecnologias procuram recriar o motorista perfeito, imitando a visão e a cognição humanas.

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No entanto, veículos autônomos e assistidos por motoristas devem se tornar mais seguros que os conduzidos pelos humanos. Em vez de imitar essa condução, o radar de penetração no solo permite o surgimento de uma nova dimensão de visão.

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Ao contrário da paisagem visual em constante mudança acima do solo, os dados subterrâneos são estáticos, fornecendo um guia sempre disponível para veículos autônomos.

A tecnologia principal do WaveSense é licenciada exclusivamente no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde foi originalmente desenvolvida. A empresa tem vários projetos pilotos em andamento com os principais fornecedores de Nível 1 nos setores automotivo e tecnológico.

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O radar de penetração no solo poderia estar em carros autônomos por volta de 2024. Ainda que um carro autônomo precise de outras tecnologias para rastrear outros veículos, pedestres e animais, o WaveSense tem o potencial de ser a inovação que permite uma direção autônoma em condições climáticas adversas.

Como funciona o radar

O WaveSense consegue mostrar uma imagem completa do ambiente subterrâneo. O radar de banda larga envia um pulso de radiação eletromagnética ao solo e mede o reflexo das ondas a partir de objetos, como tubos, raízes e rochas, bem como de camadas de solo e variações no teor de umidade.

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A premissa da geração de imagens sob o solo é que os recursos subterrâneos são únicos e estáticos, permitindo o seu uso como identificadores da localização precisa em que seus reflexos foram coletados.

Mapeamento

A primeira etapa do processo do radar WaveSense é desenvolver um mapa do ambiente abaixo da estrada. Os dados são coletados junto às marcações de GPS para formar o banco de dados inicial dos recursos do subsolo. O mapa subterrâneo é então usado como um conjunto de dados de referência para estimar a localização do veículo nas próximas visitas.

(Fonte: WaveSense/Divulgação)
(Fonte: WaveSense/Divulgação)

Rastreamento

Na segunda etapa, a localização online é realizada. Quando o veículo está em movimento, os dados são buscados periodicamente em um banco. Uma grade local de dados da linha de base é sempre mantida. Uma região de pesquisa em torno da estimativa de localização inicial contém pontos que representam as localizações e orientações.

Um algoritmo avalia interativamente os pontos para restringir a busca pela correlação máxima dentro do espaço tridimensional do veículo. Após várias interações, o ponto de maior correlação é escolhido como a estimativa mais provável da localização do veículo. A região de pesquisa é atualizada e expandida ou reduzida para refletir a nova estimativa.

Outras aplicações do radar

As primeiras aplicações da tecnologia WaveSense foram militares. Em 2013, o conceito foi utilizado para automatizar caminhões de detecção de minas, trocando o motorista por um sistema autônomo. Esses veículos têm de operar em estradas sem marcas e sinais de trânsito.

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O GPR também pode ser usado para ativar garagem automatizada. A disposição do concreto e a do vergalhão criam o mesmo tipo de assinatura digital exclusiva em um estacionamento ou garagem.

Outras aplicações da tecnologia incluem também robôs de entrega e serviços públicos, como construção de calçadas. Com um mapa subterrâneo de alta qualidade, é possível saber onde cavar e o estado da infraestrutura sob o solo. A WaveSense oferece também serviços para empresas de ferrovias, agricultura e mineração.

Fonte: EstremeTech, NYTimes, TheRobotReport, GlobeNewsWire, WaveSense.

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