Summit Mobilidade

Seguro de automóveis: 4 dicas para você escolher o ideal

5 de junho de 2023 4 mins. de leitura
Saiba o que considerar na hora de escolher o seguro de automóveis

É verdade que a escolha do seguro de automóveis passa por muitos aspectos que exigem cautela, mas, quando feita de forma consciente, ela é capaz de garantir que o segurado tenha proteção para as mais variadas situações, gerando mais tranquilidade na rotina. Pensando nisso, confira quatro dicas para você escolher o melhor seguro para o seu carro.

1. De olho nas diferentes opções de cobertura

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Pesquisar diferentes coberturas é essencial para escolher o seguro mais vantajoso. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Com a modernização dos planos de seguro, a escolha de uma cobertura que atenda a diferentes tipos de necessidade se tornou uma tarefa mais fácil. A partir disso, fica mais simples estabelecer comparações entre as modalidades ofertadas na busca pelo melhor custo-benefício.

Seguros de automóveis protegem de situações que vão muito além de roubo, como acidentes de trânsito, incêndios e desastres naturais, o que mitiga prejuízos, e passam por coberturas completas, de dano total, parcial, com coberturas específicas, o que possibilita desfrutar de maior economia com um plano mais direcionado ao próprio perfil.

2. Facilidades e recursos oferecidos

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Considerar quais facilidades a seguradora oferece para otimizar o atendimento é importante. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro do Estadão, ao conversar com Saint’Clair Lima, diretor da Bradesco Seguros, na live “Momento Mobilidade Estadão”, tratou de mitos e verdades sobre o seguro de automóveis, abordando também as evoluções nas coberturas ofertadas.

Essas transformações têm buscado atender de forma mais assertiva às necessidades de condutores do veículo, de modo que também estão se refletindo na tecnologia. Atualmente, é possível que o envio dos documentos seja realizado online, conferindo mais praticidade.

Lima destacou que esse processo é especialmente importante em situações mais delicadas, como na ocorrência de desastres naturais, e até mesmo em casos mais complexos, o que contribui para tornar todo o processo de assistência ao cliente mais ágil.

Leia também:

3. Atenção a detalhes

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Mesmo com o seguro contratado, é importante ter responsabilidade ao dirigir, evitando situações de perigo e reduzindo o risco de acidentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Além de contratar um seguro que tenha as coberturas desejadas, é essencial seguir todas as orientações dadas pela seguradora para que o condutor não se coloque em uma situação de risco desnecessário.

Afinal, além de aumentar a chance de cometer infrações, há cenários que podem resultar na perda da cobertura do seguro, potencializar os danos materiais e até provocar graves acidentes de trânsito. Na dúvida, consultar o corretor é a melhor opção para entender o que está sendo contratado e quais são as responsabilidades do segurado.

4. Investimento com atenção

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Na busca por economia, não se deve dispensar as coberturas essenciais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em meio ao aumento do preço do seguro de automóveis registrado em 2023, por se tratar de um investimento, é essencial ter atenção ao definir um valor de franquia adequado ao próprio perfil e não abrir mão de coberturas úteis, como a de danos a terceiros e a cobertura para vidros.

Esse cuidado é importante, por exemplo, para definir se o seguro de automóveis cobrirá diária de hospital em caso de acidentes ou mesmo se haverá proteção estendida aos passageiros do veículo. É possível incluir coberturas de despesas que vão muito além dos danos materiais no veículo e reduzir o desconforto e a frustração em uma situação imprevista.

Fonte: Estadão

184830cookie-checkSeguro de automóveis: 4 dicas para você escolher o ideal