Summit Mobilidade

4 curiosidades do Summit Mobilidade

17 de março de 2023 4 mins. de leitura
Saiba mais do Summit Mobilidade, o maior evento de mobilidade urbana do Brasil, e como será a edição 2023

O Summit Mobilidade é o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do País. Em 2023, ele ocorre em novo formato, em um único dia, 31 de maio, das 9h às 18h. Os painéis e as discussões acontecerão em duas etapas, sendo a primeira pensada para debater os atuais desafios da mobilidade urbana e a segunda para pensar o futuro e as perspectivas de inovação.

Neste ano, o foco do evento será definir uma mobilidade sustentável e inclusiva. Para isso, serão debatidos temas como novos modais, investimentos no transporte público e na área privada e a conexão entre pessoas e cidades. Achou interessante? Então se prepare para a melhor notícia: o evento acontecerá de forma online e gratuita! As inscrições devem ser feitas neste link.

Que tal conhecer algumas curiosidades do evento Summit Mobilidade para se preparar para a edição de 2023?

1. Discussão abrangente sobre mobilidade

O foco do evento sempre foi promover uma discussão abrangente sobre mobilidade urbana. Para isso, é preciso ouvir os diversos segmentos da sociedade, então o Summit Mobilidade tem o compromisso de consultar acadêmicos, cientistas, empresários, representantes do mercado, políticos e representantes de organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil.

Já estiveram presentes nos painéis de debate do Summit Mobilidade colaboradores de empresas como 99, Stellantis, Jaguar Land Rover, Waze, Didi Chuxing, BYD Brasil, Movida, BlaBlaCar, ClickBus, Buser, CCR Mobilidade e MaaS Global. A perspectiva de dar voz às companhias que lidam diretamente com mobilidade urbana apresenta também as demandas de clientes e as mudanças que as cidades têm sofrido.

Painel de debate do Summit Mobilidade 2022. (Fonte: SummitMobilidade/Reprodução)
Painel de debate do Summit Mobilidade 2022. (Fonte: Summit Mobilidade/Reprodução)

2. Foco na qualidade da informação

A busca pela excelência no debate da mobilidade urbana exige informação de qualidade, por isso o Summit Mobilidade se esforçou para mostrar importantes pesquisas sobre a realidade brasileira nos painéis. Cientistas e pesquisadores das principais universidades nacionais já apresentaram descobertas acerca das especificidades da mobilidade brasileira. A dependência do modal rodoviário e o consequente aumento da poluição são temas “espinhosos” que sempre voltam à pauta.

3. Evolução no formato

O evento ocorre desde 2018, sendo inicialmente em modo presencial, mas tendo migrado para o modelo semipresencial e posteriormente online com a chegada da pandemia de covid-19. Com o novo formato, o Estadão Summit Mobilidade se tornou um evento gratuito e acessível para qualquer pessoa interessada. O encontro ganhou protagonismo nacional para o debate de temas importantes da mobilidade urbana, como tecnologia e cidades inteligentes, inovação e infraestrutura, diversificação de modais, acessibilidade, futuro do mercado de veículos e eletrificação.

Leia também:

Vozes da Mobilidade 2022. (Fonte: SummitMobilidade/Reprodução)
Vozes da Mobilidade 2022. (Fonte: Summit Mobilidade/Reprodução)

4. Vozes da Mobilidade

Desde 2020, o Summit Mobilidade realiza a premiação Vozes da Mobilidade, que homenageia pessoas e projetos que tiveram impacto significativo na mobilidade urbana no local de atuação.

O Vozes da Mobilidade contempla cinco categorias, que são:

  • Inclusão e Oportunidades no Mercado de Trabalho;
  • Inovação;
  • Novas Tecnologias de Mobilidade;
  • Diversidade é Meu Lema;
  • Mobilidade Consciente.

Para escolher os participantes, uma longa campanha é divulgada no Estadão, e são aceitas inscrições de todo o Brasil. Os trabalhos são julgados por uma banca examinadora composta de embaixadores da mobilidade Estadão, acadêmicos, jornalistas e especialistas de mercado.

Os vencedores são anunciados no evento Summit Mobilidade durante o prêmio Vozes da Mobilidade. São selecionados dez trabalhos, sendo dois de cada categoria, que são divulgados no site do Summit Mobilidade e no Portal Mobilidade, além de serem destaque na cobertura do Summit nas plataformas do Estadão. Com isso, os ganhadores ficam conhecidos em todo o País, podendo levar os projetos e as soluções de mobilidade para milhões de pessoas.

Fonte: Estadão, Summit Mobilidade, Estadão

170560cookie-check4 curiosidades do Summit Mobilidade