Summit Mobilidade

Confira 6 dicas para arrumar malas de viagem

19 de junho de 2023 6 mins. de leitura
Independentemente do destino e do meio de transporte, essas dicas para arrumar as malas de viagem vão ajudar você a ter um passeio mais tranquilo

Para alguns, viajar é sinônimo de descanso e diversão; para outros, é sinal de trabalho e obrigações. Porém, uma coisa em comum é o quanto uma bagagem bem organizada facilita a vida em qualquer cenário.

Levar uma quantidade de roupas suficiente, não esquecer nenhum item pessoal indispensável e não passar pelo pesadelo de ter a bagagem extraviada é meio caminho para uma viagem de sucesso. Veja a seguir algumas dicas para arrumar suas malas e facilitar sua rotina.

1. Adeque a mala para sua viagem

A sua mala deve ser adequada à sua viagem e não o contrário! Levar roupas e outros itens de menos pode fazer você perder um tempo precioso em compras desnecessárias. Por outro lado, levar bagagem de mais pode acabar fazendo você carregar um peso inconveniente por ruas, corredores e transportes que nem sempre são adequados para tal.

Portanto, a primeira dica é planejar a sua bagagem de acordo com a sua viagem. Se você estiver indo de carro passar um mês na praia, provavelmente vai precisar de roupa de cama, toalhas, roupas de banho e muito mais. Caso esteja indo passar poucos dias em outra cidade e vá se hospedar em um hotel, as necessidades de bagagem são bem diferentes, ou seja, nada de itens pesados, e quanto mais roupas versáteis, melhor.

O espaço para armazenamento da bagagem influencia o que levar. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Espaço para armazenamento da bagagem influencia o que levar. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Além disso, pense no trajeto a ser realizado com a mala. Para andar de um aeroporto para o táxi e para o hotel, uma bagagem com rodinhas pode ser ideal; já para fazer mochilão em diversas cidades e andar a pé por várias ruas irregulares, uma mochila é fundamental.

Não se esqueça de pesquisar como estará o clima do seu destino durante os dias da sua viagem. Mesmo em regiões famosas por um clima determinado, alterações pontuais podem ocorrer, então esteja preparado para todos os cenários.

2. Organize o espaço

Independentemente da sua necessidade, ter mais espaço é sempre melhor, e algumas dicas básicas podem ajudar com isso. Excetuando roupas que não podem ser amassadas, como camisas sociais, ternos e similares, o ideal é sempre enrolar as peças para maximizar o espaço.

Outra dica importante é manter a organização e, para isso, kits organizadores, sacos de tecido ou bolsas de pano são ótimas opções. Com elas, é possível separar as roupas por tipos, por exemplo, as roupas íntimas de camisetas, calças e casacos. Isso é ótimo para encontrar os itens mais facilmente em caso de paradas ou emergências.

Além disso, aproveite cada espaço, então coloque as meias dentro dos calçados que serão levados. Prefira usar o maior tênis e o casaco mais volumoso até o seu destino a fim de liberar mais espaço na mala.

3. Tenha cuidado com líquidos

Produtos líquidos, como shampoos e outros de higiene e cuidado pessoal, devem ser embalados com cuidado. Além de conferir os frascos, a melhor dica é colocá-los dentro de sacos plásticos ou, preferencialmente, sacos herméticos impermeáveis.

Vale lembrar que nas viagens aéreas os produtos líquidos devem ser colocados em embalagens transparentes de até 100 ml. Cada passageiro pode levar 10 destes, totalizando 1 litro por pessoa. Caso essas regras não sejam seguidas, as companhias aéreas podem pedir para a bagagem ser despachada ou os líquidos serem descartados.

Personalizar a sua mala para facilitar a identificação é sempre uma boa pedida. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Personalizar a sua mala para facilitar a identificação é sempre uma boa pedida. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Leia também:

4. Atenção para a mala de mão

Seja em viagens de ônibus ou de carro, mas principalmente nas de avião, preste atenção na bagagem de mão. Na maioria das viagens aéreas, o passageiro pode levar uma mala de mão de dimensões 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura) com no máximo 10 kg, que não precisa ser despachada, e uma bolsa ou mochila com itens pessoais que pode ser acomodada debaixo da poltrona.

Esta mala é ideal para deixar ao alcance itens que são essenciais durante a viagem, como dinheiro e cartões, remédios e nécessaire. A dica é aproveitar o espaço e levar também uma muda de roupa (em casos de extravio da bagagem) e não esquecer de itens como carregador de celular e fones de ouvido. Um casaco leve para salvar de temperaturas inesperadas também é uma boa pedida.

5. Respeite as regras para bagagens

É comum ver situações de pessoas dando aquela “esticada” nas malas, fazendo-as passar das medidas indicadas, ou levando uma sacolinha ou outra a mais. Porém, estas atitudes não devem ser normalizadas. Ter que despachar uma mala na última hora costuma sair bem mais caro do que comprar uma passagem com despacho antecipado. Portanto, se você pretende fazer compras em seu destino, siga as regras e viaje de forma mais tranquila.

6. Invista em segurança

No começo do ano, o caso das brasileiras presas na Alemanha após terem a bagagem trocada no aeroporto por malas cheias de cocaína chamou a atenção do país. Mesmo com a investigação provando a inocência de ambas, a dupla passou um mês na cadeia enquanto aconteciam os trâmites diplomáticos.

A situação levantou discussão sobre a segurança das malas, e sempre vale a pena redobrar o cuidado. Documentar os itens que estão sendo levados é uma boa forma de garantir mais segurança em eventualidades. Além disso, o seguro de bagagem também pode ajudar.

Fotografar ou filmar a mala e os itens internos antes da viagem pode salvar você de situações como a mencionada acima. Além disso, investir em cadeados ou malas com zíperes reforçados pode ser uma forma de dificultar o trabalho de bandidos. Plastificar a bagagem é outra solução para evitar maiores confusões.

Fontes: Worldpackers, Eurodicas, Buscaonibus, Naturam, Segueviagem, Mobilidade Estadão, Melhores destinos

187120cookie-checkConfira 6 dicas para arrumar malas de viagem