Summit Mobilidade

Ecoturismo brasileiro: 4 lugares deslumbrantes para visitar

1 de março de 2023 3 mins. de leitura
Dia do Turismo Ecológico, celebrado em 1º de março, reforça a importância de valorizar a biodiversidade do País

O ecoturismo pode ser um poderoso aliado na valorização da biodiversidade brasileira, pois, ao mesmo tempo que estimula a visita a destinos com características únicas, chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente.

Quem está em busca de um roteiro especial para explorar a natureza e ter contato com paisagens deslumbrantes e espécies exóticas pode visitar diversos locais espalhados pelas regiões brasileiras. Confira, a seguir, quatro dos destinos mais incríveis para conhecer.

1. Ilhabela (SP)

A cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é um destino turístico do ecoturismo no Brasil. O arquipélago apresenta praias paradisíacas, cachoeiras e trilhas para caminhada, possibilitando contato mais próximo com a cobertura vegetal. A cidade também conta com vários restaurantes, tornando a visita agradável e surpreendente para todos os tipos de público.

Vale lembrar que, em fevereiro, um grande volume de chuvas atingiu o litoral de São Paulo, incluindo Ilhabela. Os efeitos se concentraram na porção sul da cidade, que ficou em estado de atenção, provocando danos em trechos da orla, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia. O ocorrido reforça a importância de acompanhar os alertas meteorológicos e boletins de acesso das vias utilizadas, garantindo mais segurança durante a viagem.

Ilhabela possui belas praias, trilhas para caminhada e cachoeiras. (Fonte: Unsplash/Reprodução)
Ilhabela tem praias, trilhas para caminhada e cachoeiras. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

2. Chapada dos Guimarães (MT)

No Estado de Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma opção rica em paisagens naturais. Em mais de 32 mil hectares, há a presença de nascentes de rios que fazem parte do Pantanal, além de várias espécies de aves, peixes e mamíferos.

Uma vantagem é que a visita pode ser realizada em qualquer época do ano, porém é preciso escolher o período com base no clima predominante: enquanto durante o verão há maior incidência de chuvas, entre julho e outubro ocorre a estiagem, aumentando a chance de a região apresentar temperaturas mais altas.

Leia também:

3. Chapada Diamantina (BA)

Nas últimas décadas, o Parque Nacional da Chapada Diamantina se destacou na rota do ecoturismo brasileiro. Localizado no interior da Bahia, ele permite contato com a natureza, abrigando paisagens únicas com cachoeiras, cavernas e formações de relevo de tirar o fôlego, como os cânions.

O estímulo à cultura também é um atrativo, resultando tanto em oferta de restaurantes com pratos regionais quanto no contato com a história local em inúmeros eventos.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Parque Nacional da Chapada Diamantina atravessa diversos municípios no centro da Bahia. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

4. Parque Estadual do Jalapão (TO)

A 180 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é rico em paisagens deslumbrantes. Em mais de 34 mil quilômetros de extensão, as dunas douradas estão entre os locais mais surpreendentes, compondo uma área desértica.

Além de atrair interessados em apreciar o ecoturismo, o local é procurado para o turismo de aventura, com a presença de espécies vegetais e animais incríveis, bem como muitas cachoeiras e rios.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

169350cookie-checkEcoturismo brasileiro: 4 lugares deslumbrantes para visitar