Dia Mundial do Skate: origem da data e curiosidades sobre o skate

21 de junho de 2023 4 mins. de leitura

Comemorado em 21 de junho, o Dia Mundial do Skate destaca o potencial do esporte para promover a inclusão

Publicidade

Confira tudo o que rolou no Summit Mobilidade 2023.

Em 21 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Skate. Destaque por impactar positivamente a vida dos seus milhões de usuários, sua adoção ganhou popularidade em diversos países e se consolidou como uma poderosa forma de expressão que estimula o movimento, a criatividade e une as pessoas.

Ao mesmo tempo, o skate se converteu em um meio de deslocamento nas cidades, em uma relação que vai além das pistas esportivas e se enraíza no dia a dia. Pensando nessa evolução dos papéis desempenhados ao longo da sua história, confira a seguir alguns fatos e curiosidades envolvendo o universo do skate.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Seja praticado por crianças, adolescentes ou adultos, o skate ajuda no desenvolvimento de várias habilidades. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Um começo diferente

Acredita-se que a prática do skatismo tenha surgido no final dos anos 1800, mas somente algum tempo depois que ela foi ganhando forma. E ao que tudo indica, foi inspirada no surfe, como mostram os relatos dos seus primeiros usos na Califórnia.

Basta observar a forma como o skate era praticado nos anos 50, com surfistas aproveitando a maré baixa para explorar manobras e dando nome ao skateboard. Na época, as rodinhas dos patins eram colocadas sob tábuas, exigindo bastante criatividade e malabarismo dos seus adeptos.

Vale lembrar que os primeiros modelos de skate surgiram a partir de 1959, mas o skatismo somente ganhou maior fama décadas depois. Ainda assim, passou por altos e baixos enquanto seus praticantes mais dedicados desenvolviam novas manobras.

Dentre eles, temos Patti McGee, a primeira mulher que se consagrou entre as grandes skatistas em 1965, aos 19 anos, quando venceu o campeonato nacional dos Estados Unidos.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Foi apenas com o passar do tempo que a maior adoção do skate incentivou que a indústria desenvolvesse modelos para variados usos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Origem do Dia Mundial do Skate

A origem por trás do Dia Mundial do Skate, por outro lado, é fruto de uma iniciativa que tinha como objetivo dar uma maior visibilidade ao esporte em suas diferentes modalidades. Assim, com o movimento proposto pelo International Association of Skateboards Companies (IASC), órgão criado em 2004 nos Estados Unidos, o “Go skate Day” tornou-se oficial.

Em várias cidades ao redor do mundo, a data é celebrada com eventos e competições que buscam tanto aproximar os adeptos do esporte e tornar ainda mais evidentes os benefícios para a saúde física e mental, quanto promover a inclusão social de jovens.

Em 2022, a Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, promoveu competições de skate e aproveitou a oportunidade para realizar a arrecadação de alimentos e agasalhos para ações sociais.

Maceió, no Estado de Alagoas, celebrou a data em um evento em que skatistas se apresentaram para o público na orla da praia. Pensando nisso, vale a pena ficar de olho em quais eventos ocorrerão na sua cidade.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Ações que promovem o esporte nas cidades no Dia Mundial do Skate se mostram importantes para mitigar o preconceito que o skate ainda carrega. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Skate para todos

É válido destacar como a promoção da acessibilidade e da inclusão também pode ser realizada por meio do skate. Prova disso é que Daniel Mancina, skatista com deficiência visual, conquistou um título especial pela execução do 50-50 grind, em 2022, deslizando por 6,85 metros.

Nascido em Michigan, nos Estados Unidos, e praticante do esporte desde criança, Daniel perdeu 95% da visão ao longo da adolescência em virtude de uma doença rara.

Após alguns anos afastado do skate, ele conseguiu superar os obstáculos impostos pela deficiência. Assim, usando uma bengala para ter noção de profundidade e mapear obstáculos na pista, Mancina pôde reinventar uma forma mais segura da prática.

Esse feito, que entrou no Guinness World Records 2023, dá uma amostra do quão longínqua e transformadora pode ser essa relação entre o homem e o skate. Inclusive, Mancina pretende atuar em formas de aproximar o skate das crianças com deficiência visual e contribuir com o desenvolvimento de um parque de skate acessível àqueles que partilham da mesma condição que ele.

Fontes: Prefeitura de Porto Alegre, Prefeitura de Maceió, Petrobrás, Guiness World Records

187600cookie-checkDia Mundial do Skate: origem da data e curiosidades sobre o skate

Webstories