Summit Mobilidade

5 estações do metrô de Estocolmo para incluir no seu roteiro

12 de maio de 2023 4 mins. de leitura
Vai viajar para a capital da Suécia? Então inclua em seu roteiro 5 estações do metrô de Estocolmo que guardam verdadeiras obras de arte em seu interior

Para quem gosta de unir passeios à diversão, o metrô de Estocolmo permite isso. O Metropolitano de Estocolmo, capital da Suécia, apresenta vários murais aos 167 mil usuários diários, entre nativos e turistas.

Atualmente, o Stockholms tunnelbana, como é conhecido, está passando por uma expansão da linha azul, a ser concluída em 2025. A primeira linha remonta à década de 1950, quando foi lançada oficialmente.

Ao todo, são quase 100 estações, sendo 47 embaixo da terra e 53 na superfície. Em cada uma, é possível ver uma série de murais diferentes. Há quem vá para lá e que inclui no roteiro várias das estações, apenas para apreciar as obras disponíveis em seu interior.

5 estações do metrô de Estocolmo para visitar quando for para lá

As vinhas azuis nas paredes da estação central do metrô de Estocolmo
Vinhas azuis nas paredes da estação central do metrô de Estocolmo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

1. T-Centralen

Como o nome sugere, essa é a estação central, na qual é possível se dirigir ou fazer baldeação para várias delas. Na seção da linha azul — blå linjen —, o artista Per Olof Ultvedt pintou, em 1975, algumas vinhas da mesma cor.

O tom transmite calma, essencial para quem está na correria do dia a dia. Além disso, o desenho também mescla outros, em homenagem aos trabalhadores que atuaram na construção da linha de metrô em questão.

2. Kungsträdgården

A estação de nome impronunciável, que também integra a linha azul, guarda uma série de artefatos. Durante as escavações dos túneis, foram encontrados alguns artefatos, agora de posse do Museu Nacional de Arte da Suécia.

Colunas de mármore do antigo palácio Makalös, demolido em 1825 depois de um incêndio, e lâmpadas de gás usadas nas ruas da cidade nos séculos 17 e 18 foram alguns dos achados. Parte do acervo pode ser vista de forma permanente na estação, enquanto a pessoa aguarda seu trem.

A estação Solna Centrum. Além dela, as paredes e os tetos de várias estações que compõem o metrô de Estocolmo apresentam aos visitantes uma gama de obras de arte
Estação Solna Centrum. Além dela, as paredes e os tetos de várias estações que compõem o metrô de Estocolmo apresentam aos visitantes uma gama de obras de arte. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Solna Centrum

Vermelho é o tom predominante em grande parte do teto dessa estação, que integra a linha azul do metrô. Já nas paredes, os transeuntes podem ver uma floresta de abetos verdes pintada em uma dimensão com 1 km de distância, além de lagos e outras paisagens típicas de quando se viaja ao interior.

A pintura foi feita em 1975 pelos artistas Anders Åberg e Karl-Olov Björk. O momento marcou uma época de forte êxodo rural, com o despovoamento do interior e suecos migrando para as zonas urbanas, além do intenso processo de industrialização da Suécia.

4. Stadshagen Station

Nas paredes dessa estação, que também faz parte da linha azul, estão dispostas seis folhas metálicas sobre as quais foram pintadas uma série de cenas esportivas. Tem partida de futebol entre Suécia e Dinamarca, competição de atletismo e até de esqui. As pinturas foram feitas também em 1975 por Lasse Lindqvist.

Leia também:

O arco-íris da Stadion Station
Arco-íris da Stadion Station. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

5. Stadion Station

Apesar de ter um nome próprio, a Stadion Station é conhecida mesmo como Rainbow. E o nome tem uma forte ligação com a obra que dá a cor — na verdade, as cores —, à estação que integra a linha vermelha do metrô, a Röda linjen.

Com um tom de azul claro ao fundo, a parede e teto também levam um arco-íris gigante que se destaca sobre eles. E tem um sentido de ser: é uma homenagem feita em 1973 pelos artistas Enno Hallek e Åke Pallarp, remontando os Jogos Olímpicos de Verão de 1912, realizados no Estádio de Estocolmo, o Stadion.

Fonte: BBC, Tunnelbana Karta

179350cookie-check5 estações do metrô de Estocolmo para incluir no seu roteiro