5 carros a diesel permitidos no Brasil

27 de abril de 2022 4 mins. de leitura
Legislação brasileira proíbe alguns tipos de veículos de usarem motores a diesel. Conheça as exceções de carros a diesel no Brasil

Carros a diesel oferecem uma série de vantagens no quesito performance e economia. Extremamente populares nos Estados Unidos e na Europa, os carros a diesel de passeio são proibidos no Brasil.

Antes das mudanças de legislação para priorizar carros que não utilizem combustíveis fósseis na Europa, os carros a diesel chegaram a ser responsáveis por 60% das vendas.

Fiat Strada foi o carro a Diesel mais vendido do Brasil em 2021. (Fonte: Fiat/Divulgação)
Fiat Strada foi o carro a diesel mais vendido no Brasil em 2021. (Fonte: Fiat/Divulgação)

Por que existe proibição a alguns carros a diesel no Brasil?

A lei que proíbe determinados tipos de carros de usarem motores a diesel no Brasil data de 1976. Na época, o mundo enfrentava uma grande crise de petróleo e, com a finalidade de proteger o mercado interno e de priorizar o desenvolvimento dos carros a etanol, foi votada a lei que limitou as categorias de veículos que podiam usar motores a diesel.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!

Desde então, no Brasil, só é permitido o uso de diesel para veículos de carga, transporte coletivo ou modelos off-road com capacidade de carga superior a 1 tonelada, como sport utility vehicles (SUVs) e crossovers.

Leia também:

Ruas abertas: menos vias para carros aumentam congestionamentos?

Preço da gasolina: quais foram os maiores reajustes da história?

Os carros esportivos mais baratos do Brasil

Vantagens e desvantagens de veículos a diesel

Veículos com motores a diesel oferecem algumas vantagens. Eles tendem a ser mais robustos e econômicos (as versões nacionais fazem em média 13 quilômetros (km) por litro, enquanto as novas gerações europeias chegam a 25 km a 30 km por litro). Além disso, o fato de os motores não utilizarem velas faz que a aceleração seja maior sem maiores gastos de combustíveis.

Entretanto, existem alguns pontos negativos para quem quer ter um veículo a diesel. O alto nível de tecnologia embarcada faz que peças e manutenção sejam mais caras. O custo da aquisição é elevado e, devido às características de construção, tem maior vibração, que pode ser sentida e ouvida.

5 opções de carros a diesel no Brasil

Conheça a seguir cinco modelos de carros a diesel que fazem sucesso no Brasil.

1. Fiat Strada

Vendida em três modelos, com opção de cabine dupla ou simples (exceto para o modelo Vulcano que só disponibiliza a cabine dupla), a nova versão de Fiat Strada é um carro versátil, para uso comercial ou familiar. Com capacidade de 600 kg ou 844 litros no compartimento de bagagens, motor de quatro cilindros e 98 cavalos (cv), a Fiat Strada vem se consolidando um ano após outro como uma das picapes mais vendidas do Brasil.

2. Jeep Renegade

Nova versão do Jeep Renegade. (Fonte: Jeep/Divulgação)
Nova versão do Jeep Renegade. (Fonte: Jeep/Divulgação)

O Jeep Renegade é um crossover, ou seja, um veículo montado na base de automóveis de passeio, mas com alterações para ter características de SUV. O modelo é um dos carros a diesel no Brasil que mais se assemelham com um veículo tradicional. Um dos queridinhos dos brasileiros, o veículo conta com um motor 2.0 turbo diesel com 170 cavalos de potência e 35,7 quilograma-força-metro (kgfm) de torque. Além disso, o veículo tem um câmbio automático com nove marchas e sistema de tração nas quatro rodas com quatro diferentes modos de terreno.

3. Chevrolet S10

Novo modelo da Chevrolet S10. (Fonte: Chevrolet/Divulgação)
Novo modelo da Chevrolet S10. (Fonte: Chevrolet/Divulgação)

Há mais de 20 anos no mercado nacional, a Chevrolet S10 se destaca pela robustez e tecnologia integrada. Também são oferecidos modelos de cabine dupla ou simples, 4×4 ou 4×2.

4. Ford Ranger

Outra tradicional opção do mercado nacional, a Ford Ranger conta com o motor 3.2 Duratorq com 200 cv e 47,8 kgfm ou 2.2 de 160 cv e 39,3 kgfm. O veículo também está disponível nos modelos cabine simples ou dupla e tração 4X2 ou 4X4.

5. Toyota Hilux

Apesar de ser a segunda mais vendida no mercado nacional, a Toyota Hilux é produzida na Argentina. O modelo tem motor a diesel 2.8 com 177 cv e 45,9 kgfm e versões com cabine simples ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, transmissão manual ou automática.

Fonte: Notícias Automotivas, Quatro Rodas, Auto, Webmotors.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Este conteúdo foi útil para você?

1327724cookie-check5 carros a diesel permitidos no Brasil