Summit Mobilidade

App de corrida: 7 dicas para fazer viagens mais seguras

9 de maio de 2023 4 mins. de leitura
Com essas dicas, você pode usar os apps de corrida com mais tranquilidade

Os aplicativos de corrida mudaram completamente a forma com que nos deslocamos pelas cidades. Com apenas alguns cliques, podemos solicitar um carro e chegar ao destino com rapidez. Entretanto, como em qualquer situação envolvendo transporte, é importante priorizar a segurança. Para auxiliar nesse sentido, separamos 7 dicas práticas para quem utiliza os apps:

1. Verifique as informações do motorista

Antes de entrar em um carro de app de corrida, verifique as informações do motorista que aparecem no aplicativo. Confira as avaliações e se o nome e a foto correspondem às informações fornecidas. Verifique também a placa do veículo, a cor e o modelo do carro. Se algo parecer suspeito, o melhor a se fazer é cancelar a corrida e solicitar outra.

Confira informações como o nome do motorista e placa do veículo antes de entrar no carro para iniciar a corrida. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

2. Compartilhe os detalhes da viagem

Muitos aplicativos de corrida têm uma função de compartilhamento de viagem. Ao enviar o link da viagem para amigos ou familiares, eles podem acompanhar o seu trajeto em tempo real e saber quando você chegará ao destino, o que pode ser bastante útil em caso de emergência.

3. Verifique a rota

A maioria dos aplicativos de corrida permite que você verifique a rota do motorista. Certifique-se de que ele está seguindo o caminho correto para o destino final e, se você observar uma rota diferente do que deveria, peça que ele explique a razão ou que pare o carro imediatamente. Em alguns aplicativos, você pode acionar imediatamente o botão de ajuda. Caso se sinta em perigo, não hesite: peça auxílio pelo app e ligue para uma pessoa próxima.

4. Mantenha-se alerta

Mesmo que você esteja confortável no carro, é importante manter-se alerta durante toda a viagem. Observe o comportamento do motorista e preste atenção no trajeto. Se você notar algo suspeito, informe ao app de corrida ou, dependendo do caso, chame a polícia.

Preste atenção para não se distrair com o celular ou outra atividade durante a viagem. Mantenha-se alerta ao percurso. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

5. Evite compartilhar informações pessoais

Evite compartilhar informações pessoais com o motorista, como seu endereço residencial ou o local onde você trabalha. Se possível, use um apelido ou um nome falso no app de corrida. Além disso, não informe o destino final da viagem até que esteja dentro do carro.

6. Avalie o serviço e conheça a política de segurança do app

Ao final da viagem, avalie o serviço do motorista no aplicativo. Isso ajuda outros usuários a escolherem motoristas confiáveis e também pode alertar o aplicativo em caso de problemas.

Se houver alguma questão durante a viagem, não deixe de relatar ao suporte do app de corrida. Lembre-se que cada aplicativo tem sua própria política de segurança, então leia atentamente antes de usar o serviço para estar ciente dos procedimentos em caso de incidentes.

Leia mais:

7. Peça ajuda em caso de emergência

Se você se sentir em perigo durante a viagem, peça ajuda imediatamente. Use o botão de emergência do aplicativo de corrida, ligue para a polícia ou informe a alguém de confiança.

Os aplicativos de corrida oferecem muitas vantagens na mobilidade urbana, mas a segurança deve sempre ser prioridade. Seguindo as dicas fornecidas, suas viagens ficarão mais seguras, e você certamente terá uma experiência mais positiva ao usar os aplicativos de corrida.

179130cookie-checkApp de corrida: 7 dicas para fazer viagens mais seguras