Como usar a tecnologia a favor da gestão de frotas?

16 de janeiro de 2023 3 mins. de leitura

Quando bem aplicada à gestão de frotas, a tecnologia pode aumentar a lucratividade de empresas e a satisfação de clientes

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O avanço tecnológico das últimas décadas gerou benefícios significativos para a área da logística. Um dos grandes exemplos disso são os atuais sistemas utilizados em frotas de caminhões e ônibus, que são capazes de enviar relatórios de performance em tempo real para as empresas.

Esses softwares surgiram com o intuito de melhorar a gestão de frotas, diminuindo custos e aumentando a lucratividade. Por isso, enviam ao operador responsável dados como localização dos veículos, desempenho do motorista, problemas em peças e necessidade de manutenção.

(Unsplash/Reprodução)
Atualmente, a Scania tem quase 100% dos veículos conectados. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Quando a empresa recebe essas informações, pode aplicá-las em estratégias. Por exemplo, caso o sistema identifique que é preciso realizar troca de óleo, basta programar o procedimento em um dos locais por onde o caminhão vai passar de acordo com a rota já estabelecida.

Descobrir essa necessidade rapidamente evita que possíveis complicações surjam, uma vez que elas podem impactar a entrega dos produtos transportados e afetar a lucratividade da companhia.

Quando comparados à logística de algumas décadas atrás, esses sistemas são considerados inovadores, pois fornecem ainda mais autonomia para as empresas padronizarem os próprios serviços.

Também é preciso lembrar que a tecnologia aplicada à gestão de frotas oferece benefícios aos clientes desses negócios. Isso porque eles podem acompanhar o deslocamento dos produtos, tendo uma previsão de quando serão entregues. Além de dar uma maior tranquilidade para quem compra, evita que contatos sejam feitos apenas para sanar dúvidas sobre a entrega.

Quando se trata do varejo, é preciso destacar que o consumidor atual está cada vez mais exigente e imediatista, por isso esses novos softwares permitem que as entregas sejam feitas também com maior rapidez, diminuindo os prazos de entrega e aumentando a fidelidade dos clientes.

Todos esses benefícios foram discutidos recentemente em uma live do Estadão que contou com Alex Barucco, representante da Scania no Brasil, e Érico Fernandes, representante da Mercedes-Benz. A conversa completa está disponível em nosso canal do YouTube e pode ser conferida na íntegra aqui.

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Mercedes-Benz oferece consultorias para melhorar a gestão de frotas

Empresas como a Mercedes-Benz passaram a oferecer consultorias para parceiros nos últimos anos. Essa é uma possibilidade de pequenas empresas, que normalmente não contam com um operador acompanhando os veículos, conseguirem analisar relatórios com mais precisão e melhorar a performance.

Durante a live do Estadão, Fernandes afirmou que a empresa trabalha em parceria com diversas concessionárias do Brasil que utilizam os sistemas de gestão para elaborar estratégias específicas para regiões de minérios, agropecuária, entre outras. Essas ações são transmitidas para os clientes das próprias concessionárias, ajudando-os a aumentar a eficiência nos deslocamentos.

Fonte: Estadão

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