Saiba como funciona os serviços de carro por assinatura e locação de carro e descubra qual é a melhor opção para você
Publicidade
O carro por assinatura surgiu nos últimos anos como uma alternativa à compra do automóvel particular. Desde então, muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre esse serviço e o tradicional aluguel de carro. Saiba qual é a melhor opção para as suas necessidades.
Em um momento em que os valores para adquirir um veículo novo estão cada vez mais altos, o serviço possibilita pagar um valor mensal para ficar com o carro por determinado período. Diferentemente da locação, o serviço por assinatura pode ser utilizado a longo prazo, mediante contratos de meses e até mesmo anos. Os pacotes incluem seguros que cobrem manutenção, acidentes e roubos, além de impostos a serem pagos.
É preciso reforçar que o motorista deve arcar com os custos de abastecimento do veículo durante todo o período em que ficar com ele, além do valor mensal da assinatura. No fim do contrato, é possível escolher entre entregar o veículo e trocar por outro, renovar e continuar com o mesmo automóvel ou apenas devolver o carro.
Leia mais:
Os 5 países mais preparados para receber carros autônomos
Quais são os carros automáticos mais econômicos do mercado?
Quando os carros elétricos serão mais baratos?
A locação de carro já existe há muitos anos, ajudando motoristas a alugar um veículo por curto período, como em viagens ou durante imprevistos com o automóvel próprio.
Atualmente, com o avanço tecnológico, é possível realizar o procedimento pelo site da locadora, bastando escolher um modelo e o número de diárias e efetuar o pagamento. Assim, quando chegar o dia de retirar o veículo, basta comparecer ao endereço de retirada informado durante o processo.
Para aqueles que preferirem os meios tradicionais, é possível contratar o serviço diretamente nas locadoras, indo até o local e fechando o negócio no balcão de atendimento.
Normalmente, nos dois casos, o indivíduo precisa indicar um cartão de crédito com determinado valor disponível para que a locadora faça um bloqueio de saldo que será utilizado para cobrir a franquia do seguro em caso de acidentes ou roubo. No ato da devolução, o limite do cartão é desbloqueado.
Além disso, é preciso retornar o veículo nas mesmas condições de retirada, o que inclui o tanque de combustível cheio.
A melhor alternativa entre a locação e o aluguel de carros depende das necessidades de um indivíduo e do valor disponível para o investimento financeiro. Para até 15 dias, a locação do veículo pode ser mais viável, uma vez que, além de ter maior valor, muitos serviços por assinatura determinam prazo mínimo de um mês para ficar com o automóvel.
Se a intenção é substituir o carro próprio e escolher uma das opções disponíveis para utilizar no dia a dia, o serviço por assinatura oferece vantagens mais abrangentes e preços mais acessíveis.
Assim, é preciso que os motoristas avaliem suas demandas pessoais e façam cotações em diversas empresas para conferir qual é o melhor custo-benefício.
Fonte: Jornal do Carro.