Como um projeto de caminhada ampliou o acesso à cidade nos EUA

1 de setembro de 2022 3 mins. de leitura

Iniciativa integrou comunidade aos espaços coletivos na Filadélfia

Publicidade

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil

Moradores da Filadélfia, município mais populoso da Pensilvânia, nos Estados Unidos (EUA), têm acesso a vários grupos de caminhada que se reúnem semanalmente. A iniciativa mudou a vida de muita gente e ampliou a conexão das pessoas com a cidade. Com isso, houve maior valorização da natureza e medidas de preservação do espaço urbano.

O projeto We Walk começou em 2017 e é resultado da parceria entre o Departamento de Saúde Pública da Filadélfia, dos gestores dos parques locais e de uma organização não governamental (ONG). Atualmente, 2 mil pessoas integram os diversos grupos de caminhada espalhados por 17 parques da cidade.

Os grupos são divididos por moradores próximos que decidem quem será o líder da turma. O escolhido então passa por um treinamento e fica responsável por orientar e conduzir todos durante as caminhadas que acontecem na primavera e no outono. Outro papel do líder é envolver os participantes em questões relacionadas a autocuidado e uso consciente dos espaços públicos.

Leia também:

Caminhadas promovem integração com a história

A Filadélfia foi marcada por segregação racial, trabalho forçado, destruição de espaços habitados por pessoas negras, linchamentos e violência, fatores que excluíam os moradores dos lugares públicos. O We Walk tem tido forte impacto na integração dessas pessoas ao espaço coletivo e promove inúmeros benefícios para as saúdes física e mental de todos.

A integração das pessoas ao espaço coletivo gera inúmeros benefícios para as saúdes física e mental. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Kelli McIntyre e Nicole Seahorn Hameen trabalharam na construção do programa e relatam que: “Membros das comunidades negras e pardas aprendem uns com os outros, permitindo conversas difíceis, mas necessárias, sobre as experiências pessoais comuns. Os participantes organizam sessões de escuta sobre justiça ambiental e social, segurança na natureza e valor de ocupar espaços estabelecendo novas relações na comunidade”.

Alguns impactos positivos que também integram o projeto são o despertar de novos hobbies em alguns moradores durante as caminhadas (como observação de pássaros e identificação de plantas) e o aumento no cuidado com a natureza por meio do plantio de árvores e da manutenção dos espaços, deixando-os limpos e adequados para caminhar e explorar.

Fonte: Next City, My Phily Park.

Webstories