Summit Mobilidade

Descubra as 8 maiores passarelas para pedestres ao redor do mundo

6 de outubro de 2023 6 mins. de leitura
Grande parte das pontes suspensas, feitas de materiais como vidro temperado, cordas e aço, estão situadas em países europeus e asiáticos. Conheça quais são elas

Existem meios para garantir a mobilidade urbana das pessoas que podem, inclusive, serem convertidos em pontos turísticos. É o que prova as 8 maiores passarelas para pedestres espalhadas ao redor do mundo. 

A passarela é um tipo de ponte estreita e suspensa destinada, sobretudo, ao ir e vir de pedestres que transitam por conta própria ou com o auxílio de outros recursos, como cadeiras de rodas. Ou, ainda, ciclistas. 

Tudo depende da dimensão da ligação de concreto que, geralmente, cruza pelo ar avenidas, ruas e outros locais de trânsito utilizados por motoristas e seus automóveis, ou, ainda, sobre linhas ferroviárias, rios e lagos.

Nos sites turísticos locais, cada uma das passarelas citadas é nomeada como “a maior do mundo”, apesar de, ano após ano, surgirem pontes mais longas que acabam por desbancar suas concorrentes. 

Para se ter uma ideia, apenas na China existem cerca de 2.300 passarelas, feitas para que principalmente os turistas possam aproveitar as vistas de cada cidade em que estão situadas.

Confira a seguir quais são as passarelas mais famosas e maiores em sua dimensão, da maior para a menor. Conheça, também, onde estão localizadas, em sua grande parte nos países europeus e asiáticos.

Leia também:

Descubra as 8 maiores passarelas do mundo para pedestres 

1. Sky Bridge 721

O número que consta no nome dessa passarela não é à toa, já que corresponde à sua extensão. Por isso, ela é considerada atualmente a maior do mundo por possuir 721 metros de extensão e estar a 95 metros acima do chão, unindo duas cordilheiras. Foram necessários 2 anos para concluir a obra.

A ponte suspensa, feita com 6 cordas principais de suporte e 60 cordas de vento que suportam um peso de até 360 toneladas, está localizada no Dolní Morava Mountain Resort, na República Tcheca. A passarela fica a 95 metros do chão, permitindo aos visitantes uma vista privilegiada da região.

2. Bach Long Bridge

Outra que figura na lista de maiores passarelas do mundo é a Bach Long Bridge, localizada no Vietnã, no Sudeste Asiático, próximo à China. 

A ponte suspensa feita de vidro possui 632 metros de extensão, com 150 metros de altitude. Cerca de 500 pedestres por vez podem andar sobre ela e chegar até à caverna Chim Than, também chamada de caverna God Bird, cuja atração principal são as estalactites naturais formadas há centenas de anos e que estão presentes em seu interior.

3. Tibetan Bridge

Situada na freguesia de Canillo, no Nordeste de Andorra, país no Sul da Europa, a Tibetan Bridge ocupa a terceira posição na lista das maiores passarelas do mundo. Possui 603 metros de extensão e permite aos visitantes conferir o Vall del Riu aproximadamente 158 metros acima dele.

A estrutura, feita de painéis metálicos, permite que os pedestres possam admirar a paisagem, tanto dos lados quanto do próprio espaço em que se pisa na ponte.

4. Ponte tra i due Parchi a Castelsaraceno

A comuna italiana Castelsaraceno possui uma ponte com 586 metros de comprimento a 80 de altura do solo que liga dois parques famosos localizados na região. É por este motivo que a ponte é assim chamada no site turístico oficial, algo como “ponte entre dois parques”.

O Parque Nacional Pollino e o Parque Nacional Lucanian Apennine-Val d’Agri Lagonegrese possuem entre si o riacho Raganello. E é justamente sobre ele que os visitantes podem caminhar na passarela, feita de cabos de aço.

Somente a China possui cerca de 2.300 pontes suspensas e a cada ano. O recurso, além de facilitar a mobilidade, também é usado para fins turísticos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Somente a China possui cerca de 2.300 pontes suspensas. O recurso, além de facilitar a mobilidade, também é usado para fins turísticos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

5. Gandaki Golden Bridge

Saindo da Itália e indo para o Nepal, é possível conferir a quinta maior passarela do mundo, que cruza o rio Gandaki. Com 567 metros de extensão, a ponte também é conhecida por outro nome: Kali Gandaki River Bridge.

6. Canopy Walkway

Presente no Parque Nacional de Taman Negara, na Malásia, a passarela Canopy tem 530 metros de extensão e está 40 deles acima do chão

Construída com o auxílio de cordas e madeira, a ponte permite que os pedestres possam ver diversos espécimes da flora e da fauna local, sendo considerado um passeio turístico obrigatório a quem visita a região.

7. Lianjiang River Bridge

Quem assistiu a série “Round 6” na Netflix deve se recordar do episódio em que os participantes andam sobre uma ponte de vidro. E a passarela Lianjiang, no Sul da China, tem um formato semelhante. A ponte suspensa possui 526 metros de comprimento, estando 200 metros acima do rio de mesmo nome que passa sob ela.

O chão da estrutura foi feito de vidro temperado com guarda-corpo em aço inoxidável. Nela, foram colocados dois pontos mais largos para que os visitantes mais corajosos possam parar para tirar fotos, sem atrapalhar a passagem de quem segue viagem.

8. 516 Arouca Bridge

Os portugueses também têm uma longa passarela para chamar de sua. É o caso da 516 Arouca Bridge que, assim como a que ocupa o topo da presente lista, leva seu comprimento no nome. Possui 516 metros de extensão e está situada no município de Aveiro, na costa oeste de Portugal.

Com 175 metros de altitude, a ponte suspensa fica sob o rio Paiva. Nela, é possível visualizar a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, localizados no sítio geológico Arouca Geopark, que integra a rede global de geoparques da Unesco.

Fontes: Vietnam Tourism, Pont Tibeta Canillo, Visit Castelsaraceno, Nepal News, Taman Negara, Travel and Leisure, Ponte 516 Arouca

200150cookie-checkDescubra as 8 maiores passarelas para pedestres ao redor do mundo