Com destinos tão variados, é difícil escolher qual é a rua mais bonita do Brasil. Apresentamos 6 delas para você conhecer
Publicidade
Em um país de dimensões continentais como é o Brasil, fica difícil eleger uma rua para ganhar o título de rua mais bonita. Dessa forma, listamos seis que chamam a atenção por características diversas: belezas arquitetônicas cheias de história, soluções urbanísticas ou integração com a natureza. Confira!
Com mais de cem árvores em uma extensão de 500 metros de calçadas, a rua Gonçalo de Carvalho, na capital gaúcha, é “figura carimbada” quando se fala em rua mais bonita do Brasil. Com a exuberante folhagem verde dos dois lados da via, que se encontram formando um teto com a copa das árvores, parece um corredor que transporta o pedestre da cidade para uma floresta.
Depois de suas fotos conquistarem a internet, a rua virou Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município. Agora, moradores e prefeitura cuidam da manutenção dela, que pode ser a rua mais bonita do Brasil.
Leia também:
5 cidades que reduziram o limite de velocidade no trânsito
Mobilidade sustentável: o trólebus ainda tem espaço nas cidades?
O que são os Jardins de Névoa?
Às margens do Rio Capibaribe, no centro histórico de Recife, fica essa rua que mantém diversos sobrados e outras construções com arquitetura original dos séculos 18 e 19.
Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!
Nela, passeios de barco são realizados diariamente para que os turistas vislumbrem a beleza da via, que é comparada a imagens de Veneza e Amsterdã. As construções coloridas, porém, dão o ar único do Nordeste brasileiro.
A rua ainda abriga o Cine São Luiz, cinema mais antigo da cidade com vários elementos originais da construção, e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam).
Pertinho dali, fica a Rua do Bom Jesus, eleita pela revista Architectural Digest como uma das mais bonitas do mundo. Portanto, não dá para não conhecer o centro histórico de Pernambuco.
Conhecida como Rua das Flores, a Rua XV de Novembro fica no coração da Curitiba, em pleno centro. Uma das principais avenidas da capital paranaense, a Rua XV foi fechada para carros nos anos 1970 e ficou conhecida pelo extenso calçadão de pedestres.
Ali, o comércio e a gastronomia floresceram, e a rua virou uma parada turística obrigatória. Diversos pontos são enfeitados com pequenos jardins, fontes e até com um bondinho que circulava na avenida e agora é uma pequena biblioteca.
No belo centro histórico de São Luís, está a Rua do Giz. Ela ganhou esse nome porque antes do calçamento ela era recoberta de uma argila que gerava uma poeira branca, parecida com giz.
Nela, encontram-se vários exemplos bem-preservados da arquitetura portuguesa colonial, que são locais ideais para abrigar instituições culturais, como o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Devido à sua importância histórica, a rua foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.
Falando em arquitetura histórica, não dá para ignorar a cidade de Ouro Preto. Cheia de ruas charmosas, a cidade respira a cultura nas suas construções. Uma das ruas mais belas da cidade é a Rua Conde de Bobadela, que abriga várias opções de restaurantes, igrejas, lojas de artesanatos, comércio e o Museu da Inconfidência.
A via está em uma ladeira. Esse detalhe e as curvas da rua fazem que as construções tomem formas inusitadas. O bônus é que da parte alta da rua se tem uma bela vista da cidade.
Outra Rua XV de novembro que ganhou fama pela sua beleza e concorre ao título de rua mais bonita do Brasil é a da cidade de Blumenau (SC). A arquitetura, de inspiração dos imigrantes alemães, destaca-se pelo capricho e pela atenção conferida aos detalhes, que a torna um ambiente superacolhedor e confortável.
Grande ponto turístico da cidade, a Rua XV abriga a prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, o Museu da Cerveja e os principais desfiles durante a Oktoberfest.
E aí, gostou do conteúdo? Qual é a sua candidata para a rua mais bonita do Brasil?
Fonte: Go Iguassu, eDestinos, Viajali, Jornal Boa Vista, ArchDaily.