Summit Mobilidade

Carsharing: entenda o que é e como funciona

17 de maio de 2023 3 mins. de leitura
Carsharing tem potencial para se expandir nas cidades e contribuir com a redução na emissão de poluentes; veja como funciona o serviço

Adquirir um automóvel não é a única opção para quem deseja desfrutar dos benefícios de conduzir um veículo, já que atualmente é possível optar por diferentes serviços de mobilidade que inovam por trazer mais praticidade, conforto e economia.

Isso porque, além da possibilidade de aderir à assinatura de veículos, o que torna viável a sua utilização por meses, e da locação de carros, que permite o uso por dias, o carsharing se mostra uma alternativa ideal para quem deseja utilizar o veículo por um período mais reduzido, como por apenas algumas horas.

Esse modelo, que possui mais de 10 anos de existência e conquistou uma maior aderência na Europa, encontra-se em processo de expansão no Brasil. Ele se destaca por facilitar que o dono de um veículo ocioso possa torná-lo disponível para utilização por terceiros.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Carsharing contribui com a redução do uso de automóveis para uso exclusivo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Benefícios a todos os envolvidos

De uma forma bem evidente, o carsharing propõe uso compartilhado de carros em inúmeros contextos. Com essa expressiva capacidade de adaptação, fica mais fácil que diferentes funcionários de uma determinada empresa utilizem um veículo mediante agendamento prévio, como para fazer algum deslocamento a trabalho, por exemplo.

Da mesma forma, o carsharing se mostra útil em condomínios, estimulando o uso compartilhado entre moradores. Dessa maneira, o modelo é vantajoso por facilitar o acesso a um veículo com custo inicial menor, já que não abrange despesas com manutenção e seguro, ao mesmo tempo que apresenta potencial para ter seu uso ampliado e atender a diferentes aplicações no dia a dia.

Ainda vale lembrar que o carsharing é promissor por concretizar dois grandes benefícios: a redução da frota de automóveis e a redução na emissão de poluentes, que são importantes dentro da busca por formas mais sustentáveis para se locomover nas cidades, além de garantir maior fluidez nas vias.

Leia também:

Com a digitalização do serviço, ficou ainda mais fácil poder utilizar um veículo por um determinado período de tempo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Com a digitalização do serviço de carsharing, ficou ainda mais fácil utilizar um veículo por um determinado período de tempo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Um modelo em crescimento

Pensando nisso, Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro do Estadão, conversou com Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob, na live Momento Mobilidade, sobre o desenvolvimento de tecnologias que podem revolucionar a mobilidade no País.

Um dos destaques tem sido o desenvolvimento de um sistema para o carsharing, resultando em uma experiência que torne o uso mais prático e confiável para os usuários.

Além do desenvolvimento de recursos de segurança e monitoramento, a tecnologia tem reduzido a burocracia e morosidade da locação. Assim, o interessado pode localizar o veículo mais próximo e contratar o serviço com apenas alguns cliques.

Graças a isso, Paulo Henrique destaca que a lturanMob tem proporcionado melhora tanto na oferta do serviço quanto em um maior controle por parte do prestador, contribuindo para que o carsharing ganhe maior popularidade dentre os motoristas brasileiros.

Fonte: Estadão, Ituranmob

180201cookie-checkCarsharing: entenda o que é e como funciona