Summit Mobilidade

5 filmes sobre a crise climática para assistir e refletir

9 de outubro de 2023 4 mins. de leitura
Descubra títulos que exploram a temática ambiental e oferecem novas perspectivas

Com a recorrência cada vez maior de eventos climáticos extremos, a discussão acerca da crise climática se torna ainda mais relevante — principalmente quando se considera que, além dos danos econômicos, há diversos impactos que já afetam a qualidade de vida da população e que atuam além dos grandes centros urbanos.

Para quem deseja se aprofundar na temática e ter diferentes perspectivas, há filmes e documentários que podem ser bastante úteis nesse sentido, já que além de explorar os problemas presentes no meio ambiente, também propõem novas soluções. Confira abaixo 5 deles:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Impactos da ação humana são abordados sob diferentes enfoques em documentários e filmes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

1. Em busca dos corais (2017)

Neste documentário, o desaparecimento dos recifes de coral é abordado por cientistas, mergulhadores e fotógrafos. Além de focar em como se trata de uma forma de vida bastante complexa e suscetível às mudanças climáticas, o título mostra qual papel os corais exercem para o meio ambiente, sem deixar de apresentar informações bastante pertinentes, como a que, nos últimos trinta anos, 50% dos corais do mundo foram perdidos. Disponível na Netflix.

2. Rompendo barreiras: nosso planeta (2021)

A elevação das temperaturas globais é explorada neste filme produzido pela Netflix, oferecendo uma visão mais aprofundada dos riscos a que as diferentes espécies estarão expostas caso a mudança climática alcance um ponto irreversível. Além disso, novas soluções para combater esse cenário crítico são destacadas.

3. WALL-E (2008)

A animação da Pixar aborda as consequências que a humanidade sofre após a poluição e degradação do planeta tornarem-no inabitável no ano de 2110, forçando a migração massiva da população para o espaço. Enquanto isso, um robô que havia sido deixado na Terra para limpá-la recebe uma visita inesperada que pode mudar o rumo da história.

Apesar das aventuras vividas no espaço estarem inseridas em um contexto mais delicado, a obra busca promover a reflexão sobre diversas temáticas por meio do humor. Disponível no catálogo do Disney+.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Soluções abordadas nas obras destacam tanto o uso de novas tecnologias quanto um uso mais assertivo dos recursos naturais existentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

4. Brave Blue World – A crise hídrica (2020)

O documentário aponta como diferentes soluções podem ser adotadas para reverter a crise hídrica que já é realidade em muitos países — e que tende a se agravar, uma vez que a oferta de água potável permanece se reduzindo.

Dentre as diversas ações destacadas, a obra apresenta um sistema inovador que realiza o tratamento do esgoto por meio da atividade de microalgas. Graças a ele, é possível tornar a água limpa e, ao mesmo tempo, investir na produção de biocombustível. O título está disponível na Netflix.

5. Solo fértil (2020)

Com uma abordagem que toma como ponto de partida o uso do solo e os impactos negativos provenientes do emprego de pesticidas na agricultura, o documentário mostra como esse recurso natural tão rico pode ser usado para combater as mudanças climáticas. Para isso, investir em ampliar a cobertura vegetal do planeta seria um primeiro passo importante para promover a redução da temperatura global, mudando o macroclima. Disponível na Netflix.

200180cookie-check5 filmes sobre a crise climática para assistir e refletir