Summit Mobilidade

Museus em São Paulo: 5 lugares para visitar na cidade

8 de maio de 2023 3 mins. de leitura
Vai viajar para a capital paulista? Então, veja nossa seleção de 5 museus para visitar em São Paulo

Com uma série de espaços para shows, vasta oferta de restaurantes e diversas intervenções artísticas que acontecem semanalmente nas ruas, São Paulo (SP) é considerada um dos maiores polos culturais do Brasil.

Uma prova de que não faltam coisas para ver na cidade está no número de museus: 110. Para apresentar alguns desses espaços aos leitores, decidimos selecionar cinco museus para conhecer em uma próxima visita a São Paulo.

Confira!

1. Masp

(Getty Images/Reprodução)
Apesar de hoje estar na Avenida Paulista, o Masp nasceu no centro de São Paulo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) foi fundado em 1941, tornando-se o primeiro museu moderno do Brasil. Ele está localizado na Avenida Paulista e tem mais de 11 mil obras no acervo, incluindo fotografias, pinturas e esculturas. A visitação ao museu é gratuita às terças-feiras.

2. Museu do Ipiranga

(Getty Images/Reprodução)
O Museu do Ipiranga reabriu em 2022 após ficar 9 anos fechado para reforma. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Museu do Ipiranga se localiza dentro do Parque da Independência e é o museu público mais antigo de São Paulo. O acervo é composto de móveis, obras de arte, documentos e diversos objetos relacionados à Independência do Brasil e ao contexto histórico da época. A entrada no local é gratuita, mas a doação de alimentos é incentivada.

3. Museu da Língua Portuguesa

(Getty Images/Reprodução)
Museu da Língua Portuguesa ficou fechado entre 2015 e 2021 após sofrer um grande incêndio. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Localizado ao lado da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa conta a história do nosso idioma de maneira interativa. Além da exposição principal, é possível encontrar diversas exposições temporárias no local, sempre relacionadas a escritores, cantores e outros artistas brasileiros. A entrada é gratuita apenas aos sábados.

Leia também:

4. Museu do Futebol

(Getty Images/Reprodução)
Além do acervo do museu, os visitantes podem conhecer o espaço interno do estádio. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Museu do Futebol faz parte das dependências do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Além de contar a história e evolução do futebol no Brasil, o acervo do museu explora a relação do esporte com a arte e a vida dos amantes desse esporte. A entrada no museu é paga todos os dias, com meia entrada para estudantes, idosos e doadores de sangue.

5. Museu Afro Brasil

(Getty Images/Reprodução)
Museu Afro Brasil tem biblioteca dedicada a atender estudantes, pesquisadores e interessados no tema. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Museu Afro Brasil conta com mais de 8 mil obras no acervo sobre a influência africana no País nas mais diversas áreas: religião, culinária, música, idioma, entre outras. Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o local é uma ótima parada para aproveitar a visita ao famoso parque de São Paulo. A entrada no museu é gratuita todos os dias.

Fonte: Tô Pensando em Viajar,Masp, Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu Afro Brasil

178940cookie-checkMuseus em São Paulo: 5 lugares para visitar na cidade