5 exemplos de intervenção urbana

4 de agosto de 2022 3 mins. de leitura
Conheça exemplos de intervenção urbana, manifestações artísticas que fazem cidadãos interagirem e consumirem arte mesmo sem perceber

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil

Cinzentas, verticais e repletas de vias para carros, as cidades são pensadas para demandas da modernidade. Felizmente, a hegemonia do cinza é por vezes quebrada por artistas e intervenções urbanas. São exemplos de intervenção urbana quaisquer tipos de manifestações artísticas que criem interação entre partes da cidade e o público.

Em um mundo onde o “consumo da arte” acaba, muitas vezes, afastando-se do público e ficando restrito a museus e locais frequentados por grupos de certas classes sociais, a intervenção urbana expõe a arte para qualquer pessoa.

Conheça cinco exemplos de intervenção urbana pelo mundo.

1. Mosaicos — Silvia Marcon

Toda cidade é composta de uma infinidade de muros vazios que ficam expostos ao tempo e à poluição. A artista porto-alegrense Silvia Marcon começou a usar as habilidades dela com mosaicos para colocar mais beleza nos muros.

(Fonte: Instagram Silvia Marcon/Divulgação)
(Fonte: Instagram Silvia Marcon/Divulgação/@_sil_sil_)

2. Retratos — Raquel Brust

Do que é feita uma cidade? Muito além do concreto e dos carros, o coração de qualquer agrupamento urbano é a população. É isto que o Projeto Giganto, de Raquel Brust, quer resgatar: a cidade em que pessoas são protagonistas. A artista fotografou moradores de São Paulo e usou os registros para estampar paredes da capital paulista.

(Fonte: Instagram Raquel Brust/Reprodução/@raquelbrust)
(Fonte: Instagram Raquel Brust/Reprodução/@raquelbrust)

Leia também:

3. Projeto Curativos Urbanos

Já pensou se houvesse uma forma de chamar a atenção dos pedestres para os buracos e as irregularidades que existem nas calçadas? É isso que o coletivo Curativos Urbanos faz ao instalar adesivos semelhantes a curativos de pele nas ruas.

(Fonte: Facebook Curativos Urbanos/Reprodução/@curativosurbanos)
(Fonte: Facebook Curativos Urbanos/Reprodução/@curativosurbanos)

4. Efemeralismo — Fra Biancoshock

Fra Biancoshock é um artista italiano que realiza uma série de intervenções urbanas que fazem refletir sobre a realidade social das cidades. O autor é considerado o pai do Ephemeralism, que defende a arte como efêmera no espaço, mas eterna no tempo. Uma das obras mais famosas dele pode ser interpretada como uma cidade esmagando moradores de rua.

(Fonte: Instagram Fra Biancochock/Reprodução/@biancoshock)
(Fonte: Instagram Fra Biancoshock/Reprodução/@biancoshock)

5. Muros da Memória — Eduardo Kobra

Em 2007, o artista paulistano Eduardo Kobra ficou famoso ao retratar cenas da cidade de São Paulo na primeira metade do século 19 em regiões de grande visibilidade da metrópole. O projeto, iniciado em 2002, tinha por objetivo abordar a urgência em se preservar a história e monumentos.

Muro das Memórias
(Fonte: Eduardo Kobra/Divulgação)

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: História das Artes, Kobra, Wikihaus, Viva Decora

Este conteúdo foi útil para você?

147260cookie-check5 exemplos de intervenção urbana