Levantamento elencou os trens mais velozes em operação no País; confira
Publicidade
Apesar do constante desenvolvimento dos modais, o transporte sobre trilhos permanece sendo a opção mais recomendada para percorrer maiores distâncias. Uma vez aperfeiçoado, ele se mostra capaz de atingir velocidades expressivas, reduzindo substancialmente o tempo gasto no deslocamento.
Como exemplo, temos o desenvolvimento do trem Hyperloop, na China, que ligará Xangai a Hangzhou, alcançando os 1000 km/h. A obra tem previsão de ser concluída em 2035.
Enquanto isso, no Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que tenhamos trens operando em velocidades mais altas. E, apesar disso, pode-se dizer que eles já desempenham um papel bastante importante para a população. Para quem se pergunta quais seriam os trens mais velozes do País, o site ViaTrolebus realizou um levantamento. Confira, agora, quais trens aparecem listados:
1. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) dividem a primeira posição, com trens que alcançam os 90 km/h;
2. O Metrô de São Paulo aparece em seguida, com velocidade de 87 km/h;
3. Em terceiro lugar, com velocidade de 80 km/h, há vários elencados: Linha 4 – Amarela, Supervia e o monotrilho da Linha 15 – Prata, ambas no Estado de São Paulo; Metrô do Rio de Janeiro; Metrô de Recife; Metrô do Distrito Federal; Metrô de Belo Horizonte; VLT de João Pessoa; VLT de Santos e o VLT de Maceió;
4. Em quarto lugar, com 75 km/h, aparecem os trens da Linha 5 – Lilás, que operam na Zona Sul de São Paulo;
5. Em seguida, com 65 km/h, temos o Trem Vitória-Minas e Estrada de Ferro dos Carajás, que operam em longas distâncias no País;
6. O VLT de Natal, com 60 km/h, ocupa o sexto lugar;
7. Em sétimo, tanto o Metrô de Recife quanto o VLT do Rio dividem a posição, com 50 km/h;
8. Por fim, aparece o Trem Curitiba-Morretes, no estado do Paraná, com 25 km/h.
Leia também:
Com a entrega do Trem Intercidades, que promete ligar São Paulo a Campinas em apenas uma hora, aproximadamente, esse ranking pode mudar. Com expectativa de que seja dado andamento ao projeto, o serviço deverá operar em velocidade de até 140 km/h, com um desempenho superior ao que está disponível atualmente.
Além disso, o edital de concessão estipula que as novas composições tenham até 300 metros de comprimento, com 12 carros, ou circulem em composições de 2 andares de 150 metros. O projeto ainda prevê que haja passagem entre os carros, com porta-bagagens sobre os assentos, tomadas, portas USB e banheiros.
Fonte: Via Trolebus, China Daily, Metrô CPTM, Governo do Estado de São Paulo, Parcerias SP