Rua do Amendoim: conheça a inusitada ladeira de BH

22 de maio de 2023 3 mins. de leitura

A Rua do Amendoim se tornou ponto turístico de BH por “desafiar” a lei da gravidade

Publicidade

A Rua do Amendoim, oficialmente Rua Professor Otávio Magalhães, é uma das vias urbanas mais conhecidas de Belo Horizonte. O motivo para a fama está na topografia do local, que causa ilusão de ótica e passa a sensação de que a ladeira é um aclive, quando, na verdade, é um declive.

Na prática, ao parar o carro e tirar o pé do freio, a sensação é de que o veículo está subindo a rua, mas, na realidade, ele está descendo. A resposta para o fenômeno foi sanada há alguns anos por pesquisadores do município, que analisaram o nivelamento da ladeira e constataram que ela é uma descida, e não uma subida, como parece.

(Wikimedia Commons/Reprodução)
Amendoim é o nome antigo da famosa ladeira de BH. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

A ilusão de óptica é provocada pela rua paralela, a Juventino Dias, ser um aclive acentuado, influenciando a perspectiva visual. Entretanto, apesar de já haver uma explicação científica, muitas lendas locais ainda continuam sendo propagadas.

Uma das mais famosas é que a grande quantidade de minério do local funciona como um ímã, puxando os veículos rua acima. Porém, a hipótese logo foi descartada por outros objetos também “subirem” a rua. Como exemplo, alguns moradores relataram que, ao lavar as calçadas, ou mesmo durante as chuvas, a água também parece subir a rua.

Leia também:

Outros locais do mundo, como a colina Spook Hill, em Lake Wales, na Flórida, também provocam a mesma ilusão de ótica em seus visitantes. Em BH, a Rua do Amendoim se tornou tão famosa que é possível encontrar na internet diversos passeios turísticos para visitação.

(Wikimedia Commons/Reprodução)
No Tripadvisor, é possível encontrar diversos relatos dos turistas que passaram pelo local. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Todavia, muitos turistas também vão por conta própria com seus carros particulares para terem a sensação de que o veículo está deslizando “rua acima”. Apesar de não ter uma estimativa de quantas pessoas vão ao local, a prefeitura da cidade acredita que milhares de visitantes passem por lá todos os anos.

Os leitores que se interessarem em conferir pessoalmente a rua podem pegar a melhor rota da cidade, sentido ao bairro Mangabeiras. O atrativo turístico fica ao lado da Praça Governador Israel Pinheiro, também conhecida como Praça do Papa.

Gostou do conteúdo? Então, venha entender mais sobre inovações, cidades e seus modais.

Fonte: Minube, Tripadvisor, Soubh, Super Abril

180720cookie-checkRua do Amendoim: conheça a inusitada ladeira de BH

Webstories