Entenda por que os carros a diesel são proibidos no País
Publicidade
Os carros a diesel têm uma série de vantagens quando o assunto é performance e economia. Tanto é assim que, a partir de 2011, esse tipo de veículo dominou o mercado europeu, sendo responsável por 60% das vendas de carros.carro. Mas por que ele é proibido no Brasil?
A lei que proibiu a circulação de carros de passeio a diesel no Brasil é de 1976. Ela foi votada no contexto da crise internacional de petróleo e foi uma forma de o governo incentivar a produção de carros a álcool, protegendo o mercado interno e diminuindo a dependência da importação do diesel.
A lei permite o diesel apenas para veículos de carga, transporte coletivo ou modelos off-road com capacidade de carga superior a 1 tonelada.
Com o tempo, o mercado brasileiro criou a solução dos motores híbridos (com etanol e gasolina) para os veículos nacionais, e o uso do diesel foi ficando cada vez mais distante.
De tempos em tempos, surgem projetos na Câmara dos Deputados propondo a liberação do diesel, mas até pela preocupação ambiental, esses projetos nunca avançam.
Leia também:
Quais são os carros a diesel mais baratos do Brasil?
GNV: vantagens e desvantagens do carro movido a gás natural
Três motivos para trocar a gasolina pelo etanol
Agora, novas tecnologias na produção dos motores a diesel reduziram drasticamente a poluição emitida pelos motores. Em 20 anos, o número de emissões de material particulado passou de 13 mil partes por milhão (ppm) para 10 ppm. Com filtros e catalisadores modernos, não há grande diferença entre a poluição de um motor novo a diesel e um de gasolina ou híbrido.
Fonte: Minutos Seguros, Central da Lapa, Notícias Automotivas, LM Frotas.