Summit Mobilidade

Páscoa 2023: 4 dicas para quem vai pegar a estrada no feriado

29 de março de 2023 3 mins. de leitura
Confira quais medidas podem ser adotadas para garantir uma viagem perfeita no feriado prolongado

A Páscoa 2023, que acontecerá no dia 9 de abril, promete ser uma nova oportunidade de visitar pontos turísticos famosos e explorar diversas regiões do País. Se por um lado as praias prometem ser o destino daqueles que apreciam os dias mais quentes, por outro há várias localidades que devem contar com uma programação especial.

Confira quatro dicas para pegar a estrada no feriado de Páscoa e garantir uma viagem tranquila.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Sobrepeso danifica o veículo, além de aumentar o risco de acidentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

1. Evite dirigir cansado ou à noite

Em meio ao desejo de aproveitar melhor o feriado, há quem opte por dirigir à noite, o que pode ser uma escolha perigosa, principalmente após a jornada de trabalho. Para evitar o risco de sofrer acidentes ou de cometer infrações em virtude da pressa ou do descuido, o ideal é dirigir após descansar adequadamente.

2. Organize a bagagem e leve apenas o essencial

Para evitar imprevistos, organizar as malas com atenção vai além de levar os itens necessários, uma vez que também é importante não sobrecarregar o veículo. Esse cuidado adicional garante que tudo esteja dentro das normas de trânsito e evita autuações em operações de fiscalização que são realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas do País.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Atenção a itens de segurança também deve ser redobrada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Fuja dos congestionamentos

Por se tratar de um feriado prolongado, é natural que um número maior de veículos movimente as estradas. Pensando nisso, acompanhar os boletins das concessionárias, disponibilizados também nas redes sociais, é uma forma de evitar transtornos e congestionamentos, sobretudo na presença de chuvas constantes ou neblina.

4. Confira a programação do local de destino

Para não ser pego de surpresa com o fechamento de alguns estabelecimentos durante o feriado, pesquisar o horário de funcionamento deles é uma medida necessária. Além de tornar a viagem mais organizada, fica mais fácil reservar a visita ou mesmo a estadia no local desejado, além de ter a chance de aproveitar alguma oferta vantajosa.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Feriado prolongado deve registrar maior número de carros nas estradas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

De olho nos destinos mais procurados

Entre as cidades mais procuradas, Gramado (RS) terá grandes atrações: para a Páscoa de 2023, além da decoração nas ruas, a cidade, eleita como a capital nacional do chocolate artesanal, terá programação com direito a desfiles, teatro e grande variedade de restaurantes entre 9 de março e 9 de abril.

Já em Aparecida (SP), o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que voltou a abrir as portas sem restrições em virtude da pandemia de covid-19 no ano passado, contará com programação especial, incluindo a Solene Vigia Pascal, que é a principal celebração e será realizada em 8 de abril às 20h.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Prefeitura de Gramado, Santuário Nacional de Aparecida. Governo Federal, Prefeitura de Gramado, Santuário Nacional de Aparecida

172200cookie-checkPáscoa 2023: 4 dicas para quem vai pegar a estrada no feriado