Summit Mobilidade

Vai viajar de moto? Confira 4 dicas importantes

20 de fevereiro de 2023 3 mins. de leitura
Confira algumas dicas para tornar as viagens de moto mais confortáveis e seguras

Viajar de moto pode ser sinônimo de uma experiência única para quem se aventura a explorar as estradas do País. Para aproveitar melhor o trajeto, é essencial considerar alguns cuidados que podem tornar a viagem mais confortável e segura. A seguir, veja quatro dicas importantes sobre o tema.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Atenção com vestimenta e alimentação deve fazer parte da rotina de quem viaja de moto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

1. De olho nos pneus

Antes de viajar, a atenção aos pneus deve ser redobrada, visto que, se estiverem murchos, por exemplo, aumenta-se a chance de apresentarem algum dano. Considerando que imprevistos podem surgir no caminho, é importante carregar um kit de reparo.

Evitar manobras arriscadas também ajuda a preservar a integridade dos pneus, sobretudo em estradas que não estejam em perfeitas condições, evitando pausas prolongadas para realizar manutenção durante o trajeto.

2. Roupas e acessórios para todo tipo de viagem

Ainda que o objetivo seja economizar, investir em acessórios pode ser uma saída bem-vinda para tornar a viagem mais confortável. Pensando nisso, a aquisição de um baú que comporte itens essenciais não deve ser colocada em segundo plano, por exemplo.

Durante o deslocamento, é essencial o uso de luvas e roupas adequadas, além de trajes de proteção em caso de chuva, vento e sol intenso, evitando desgaste e potenciais queimaduras na pele. E nunca é demais lembrar: é necessário ter água e alimentos disponíveis.

Leia também:

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Realizar pausas é essencial para evitar desgaste durante o trajeto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

3. Explorando rotas alternativas

Para quem está viajando, é importante não depender só do sistema de posicionamento global (GPS) para se localizar. A fim de evitar contratempos, é recomendado salvar o trajeto e definir quais serão as rotas alternativas e onde serão feitas as pausas para repouso e abastecimento da moto.

Esses cuidados deixam o condutor mais preparado para lidar com eventuais imprevistos, caso seja necessário fazer algum desvio. Pesquisar a cobertura de telefonia e internet móvel dos locais que serão visitados também é uma medida recomendável, já que o sinal pode oscilar em trechos isolados.

4. Segurança no caminho

O seguro de moto é importante para evitar que qualquer imprevisto se transforme em prejuízo financeiro de maiores dimensões. O investimento em rastreador e alarme também pode dificultar a ação de criminosos.

Para quem não gosta de viajar sozinho, priorizar viagens em grupo pode ser uma alternativa válida. Ademais, acompanhar boletins das concessionárias das estradas no caminho é a melhor forma de evitar ser pego de surpresa em trechos interditados, seja sozinho, seja com amigos.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Além de salvar o trajeto no GPS, é importante conhecer rotas e considerar caminhos alternativos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Viajantes mais experientes sabem que fazer uma revisão caprichada na moto evita que multas sejam aplicadas em virtude de algum imprevisto, além de reduzir o risco de acidentes e ter a visibilidade comprometida. Pensando nisso, confira como fazer uma revisão completa na moto antes de viajar.

167311cookie-checkVai viajar de moto? Confira 4 dicas importantes