Tudo o que você precisa saber sobre o chassi de moto

27 de setembro de 2022 4 mins. de leitura

Descubra como conferir o número de chassi de moto

Publicidade

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil

Chassi é a parte estrutural fundamental de qualquer veículo, é praticamente o seu esqueleto. Nessa estrutura, são integradas outras peças, como o motor e a suspensão. No Brasil, o chassi talvez seja mais conhecido pelo chamado popularmente número do chassi, que é único e identifica cada veículo.

Vamos descobrir como encontrar essa numeração e que informações sobre o veículo ele pode nos revelar.

Leia também:

O que é o número do chassi?

O número do chassi é um padrão alfanumérico internacional para a identificação de veículos. A numeração é conhecida como vehicle international number (VIN), que, em português, significa “numeração veicular internacional”.

No Brasil, essa numeração é padronizada segundo a norma recomendada na Resolução nº 4030, da Organização Internacional de Padronização (ISO) desde 1981. O número é formado por 17 caracteres:

  • os três primeiros indicam o continente, o país de fabricação e a montadora;
  • os seis caracteres seguintes indicam o modelo, a versão e o tipo do veículo;
  • o próximo caractere indica o ano de fabricação (letra para veículos fabricados entre 1980 e 2000 ou número para veículos fabricados em 2001 adiante);
  • os últimos sete números são o número de série das montadoras, informando o local de fabricação e o número de produção.
Motocicletas têm variações no tipo de chassi de acordo com seu modelo. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Motocicletas têm variações no tipo de chassi de acordo com o modelo. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Para que serve o número do chassi?

O número do chassi é a identidade de cada veículo, sendo informado na documentação e utilizado para validar as transferências de veículos, que não são realizadas por meio digital ainda e devem fornecer o decalque do número do chassi.

Por meio da consulta desse número, é possível saber se o veículo passou por furto, leilão, acidente de grandes proporções, consertos e outros sinistros, bem como indicar restrições administrativas, judiciais e financeiras.

No geral, veículos que passam por esses processos têm o valor de revenda muito diminuído, portanto é importante consultar o número de chassi de veículos que serão adquiridos.

Não é preciso desmontar o veículo para encontrar o chassi de moto. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Não é preciso desmontar o veículo para encontrar o chassi de moto. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Onde encontrar o número de chassi de moto?

Ao contrário dos carros que têm o número do chassi marcado em lugares mais conhecidos, como abaixo do capô, nos vidros ou no interior da porta, o número de chassi de moto pode ser mais difícil de ser encontrado.

Alguns fabricantes estampam o número na parte superior do chassi, perto do pescoço da direção. Então, para localizá-lo, pode ser necessário mover o guidão para os lados. Nesses casos, o VIN está gravado no metal.

Outros fabricantes podem incluir o VIN na parte frontal do chassi, seja na parte de fora perto do pedal de marcha, seja na inferior ou próximo ao motor. Às vezes, o número pode estar estampado na carcaça do motor.

Quem não tem a moto em mãos e quer conferir o número do chassi precisa recorrer a alguns serviços pagos na internet ou em despachantes que informam o número pela consulta da placa. O Departamento de Trânsito (Detran) não fornece essas informações.

O VIN também é informado na documentação do veículo, mais especificamente no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Dessa forma, é importante conferir se o número do chassi corresponde ao informado nos documentos para evitar fraudes ou veículos furtados.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Estadão, Autopapo, Doutor Multas, Work Data, Consulta Auto, Despachante, Olho no Carro

150210cookie-checkTudo o que você precisa saber sobre o chassi de moto

Webstories