6 pontos de ônibus inusitados pelo mundo

6 de outubro de 2022 4 mins. de leitura

Mistura de arte e inovação, pontos de ônibus se destacam na paisagem urbana

Publicidade

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil

Quando pensamos na composição da paisagem urbana, não é de hoje que as belas construções arquitetônicas podem conferir um ar único às ruas das cidades espalhadas pelo mundo.

Além de prédios, pontes e parques, os pontos de ônibus figuram entre os locais que podem surpreender tanto o habitante de uma localidade quanto o turista que está explorando a região.

Seja pela criatividade, seja pelo ambientalismo, seja por um elo maior com a arte, temos espalhados pelo mundo alguns pontos de ônibus inusitados que atraem olhares curiosos. Confira, a seguir, seis deles.

1. Japão

Frutas gigantes ficaram espalhadas pelo Japão. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Na “terra do sol nascente”, a província de Nagasaki abriga alguns pontos de ônibus que ficaram famosos por apresentarem o formato de frutas. Um deles tem a aparência de um melão e deixa a rua com um ar mais divertido. Mas além dessa fruta, é possível encontrar um morango gigante abrigando quem está à espera do ônibus.

2. Emirados Árabes Unidos

Dubai é destaque mundial quando se trata de arquitetura inovadora. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Nos Emirados Árabes Unidos, Dubai é uma cidade que apresenta uma série de atrativos para seus visitantes e que conta com a forte presença de uma arquitetura ultramoderna, além de ser o mais importante centro financeiro mundial no Oriente Médio.

Nessa cidade, em particular, os pontos de ônibus também se destacam pelo caráter inovador e futurista, oferecendo conforto com a presença de ar-condicionado e indo além de oferecer proteção do sol intenso ou da chuva.

3. Brasil

A busca por modelos inovadores colocou Curitiba (PR) em destaque. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, tida como símbolo de inovação em mobilidade urbana, também se tornou famosa pelas famosas estações-tubo que foram construídas no início dos anos 1990.

Ainda hoje esse modelo compõe o espaço público da cidade. Adaptadas para receber cadeirantes, algumas estações-tubo apresentam maior extensão e geram mais agilidade durante o deslocamento dos usuários das linhas, além de constituírem uma parte importante da identidade visual da cidade.

Leia mais:

4. Alemanha

(Fonte: Wikimedia)
Arquitetos desenvolveram modelos com design único. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)

Na Alemanha, um projeto dos anos 1990 também tornou possível que arquitetos e designers de renome internacional desenvolvessem obras inovadoras. Por meio da construção de vários modelos de pontos de ônibus únicos, que estão localizados na cidade alemã de Hanôver, temos um caso bem-sucedido que tornou a arte futurista mais presente mesmo nos espaços urbanos considerados mais comuns.

5. Reino Unido

Ponto de ônibus se transformou em um ambiente seguro para as abelhas em meio ao espaço urbano. (Fonte: Wild Life Trusts/Reprodução)

O ambientalismo não ficou de fora desse espaço e também pautou a construção de um modelo inovador. No Reino Unido, uma parceria construiu pontos de ônibus com um teto convidativo para abelhas.

Além de servir como um abrigo para os passageiros, a iniciativa deseja contribuir para a construção de ambientes mais verdes e que sejam seguros para os animais. Em meio ao declínio de várias espécies de insetos, o projeto visa à instalação de 150 pontos de ônibus nesse modelo até o final de 2022.

6. Moldávia

(Fonte: Wikimedia)
Países que fizeram parte da URSS ainda hoje apresentam pontos de ônibus raros, que se destacam pela “extravagância”. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)

A criatividade não se faz presente apenas atualmente, mas também se mostra como um reflexo do passado. Espalhados nos diversos países que fizeram parte da União Soviética (URSS), nem todos permanecem em uso, mas ainda é possível observar que há pontos de ônibus com diferentes particularidades e que chamam a atenção ainda hoje. Um dos exemplos é o modelo encontrado na Moldávia, país situado entre a Romênia e a Ucrânia, que conta com a presença de mosaicos únicos.

Fonte: The Guardian, Forbes, Wild life trusts, Governo de Hannover

Webstories