Summit Mobilidade

7 maiores populações do mundo

25 de abril de 2023 4 mins. de leitura
Veja quais são as maiores populações do mundo e saiba em que lugar do ranking o Brasil se encontra

Em 2022, o mundo atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas e, segundo estimativas da ONU (Organização Mundial da Saúde), passaremos a ser 9 bilhões em 2037. Com mais da metade da população mundial vivendo na Ásia, ele é atualmente o continente mais populoso, seguido pela América, África, Europa e Oceania.

Para que você saiba mais sobre demografia mundial, trouxemos uma lista com as 7 maiores populações do mundo. Confira abaixo!

1. China

A política do filho único na China só foi revogada em 2016. (Getty Images/Reprodução)
A política do filho único na China foi revogada apenas em 2016. (Getty Images/Reprodução)

Com uma população estimada em 1.426.000.000 bilhão, a China é considerada a nação mais populosa do mundo. Na década de 1970, o país passou a tomar algumas medidas para conter a taxa de natalidade, como a política do filho único. No entanto, devido ao envelhecimento dos cidadãos dos últimos anos, uma nova lei foi lançada em 2021, permitindo que cada família tenha até 3 filhos.

2. Índia

A Índia deve se tornar o país mais populoso do mundo em abril de 2023. (Getty Images/Reprodução)
A Índia deve se tornar o país mais populoso do mundo em abril de 2023. (Getty Images/Reprodução)

A Índia possui uma população de 1,4 bilhão de pessoas e estimativas da ONU apontam que, em 2023, o país passará a ser o mais populoso do mundo. Diferente da China, o governo indiano não possui nenhuma política de controle demográfico, apesar de diversos projetos políticos terem surgidos recentemente.

3. Estados Unidos

Só em 2022, o EUA recebeu mais de 2 milhões de imigrantes. (Getty Images/Reprodução)
Só em 2022, os EUA receberam mais de 2 milhões de imigrantes. (Getty Images/Reprodução)

Atualmente, a população dos Estados Unidos é calculada em 337 milhões. Desse número, estima-se que cerca de 47 milhões de pessoas são provenientes de outros países, tornando-se a nação com mais imigrantes do mundo.

Leia também:

4. Indonésia

Entre 1950 e 2022 a população da Indonésia cresceu em 75 milhões. (Getty Images/Reprodução)
Entre 1950 e 2022 a população da Indonésia cresceu em 75 milhões. (Getty Images/Reprodução)

Com 275 milhões de habitantes, a Indonésia também possui uma das maiores populações do continente asiático. Nos últimos anos, o país tem conseguido elevar a renda de seus cidadãos, reduzindo a porcentagem de pessoas em situação de pobreza.

5. Paquistão

Até o século XX, o Paquistão tinha uma média acima de 6 filhos por mulher. (Getty Images/Reprodução)
Até o século XX, o Paquistão tinha uma média acima de 6 filhos por mulher. (Getty Images/Reprodução)

Com uma população estimada em 234 milhões, o Paquistão possui uma das maiores densidades demográficas do mundo, já que seu território é equivalente à soma das superfícies de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. De acordo com dados da ONU, em 2100 o número de paquistaneses será de 487 milhões.

6. Nigéria

A Nigéria possui uma das maiores densidades demográficas do mundo. (Getty Images/Reprodução)
A Nigéria possui uma das maiores densidades demográficas do mundo. (Getty Images/Reprodução)

Atingindo uma população de 216 milhões em 2022, a Nigéria se tornou o maior país do continente africano em termos demográficos. De acordo com um estudo do pesquisador José Eustáquio Diniz Alves, caso nenhuma medida local seja tomada, em 2100 a Nigéria irá ocupar o posto dos EUA e passará a ser a terceira nação mais populosa do mundo.

7. Brasil

A população brasileira deverá encolher nas próximas décadas. (Getty Images/Reprodução)
A população brasileira deve encolher nas próximas décadas. (Getty Images/Reprodução)

Com 215 milhões de habitantes, o Brasil também possui uma das maiores populações do mundo. No entanto, de acordo com a prévia do último censo, o número de nascimentos está cada vez menor no País, apontando para uma marca de 180 milhões de pessoas em 2100.

Gostou do conteúdo? Então, venha entender mais sobre inovações, cidades e seus modais. As inscrições para o Summit Mobilidade 2023 já estão abertas! Inscreva-se de forma totalmente gratuita e faça parte do maior evento de mobilidade urbana do País, que acontecerá no dia 31 de maio.

Fonte: AG IMMIGRATION, EcoDebate, Yahoo, EcoDebate

177102cookie-check7 maiores populações do mundo