Compartilhamento de bicicletas reduz poluição no Reino Unido

1 de abril de 2022 4 mins. de leitura
Programas de compartilhamento de bicicletas estão fazendo que cada usuário deixe de produzir 1 kg de gás carbônico por semana

Um estudo coletou dados de 39 programas de compartilhamento de bicicletas no Reino Unido e comprovou a eficiência desses programas tanto para diminuir a poluição quanto para ajudar nos exercícios físicos. Só no ano passado foram 22.789 bicicletas em operação e 41.599 viagens.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!

Cada usuário das bicicletas compartilhadas fez que uma viagem de carro de aproximadamente 6 quilômetros (km) fosse evitada por semana. Isso é o equivalente a reduzir 1 quilo de gás carbônico emitido na atmosfera por semana, por usuário.

No Reino Unido, foram 39 programas de compartilhamento de bicicletas ativos em 2021, com 21 locações contando com bikes elétricas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
No Reino Unido, foram 39 programas de compartilhamento de bicicletas ativos em 2021, com 21 locações contando com bikes elétricas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os dados foram coletados pelo grupo Collaborative Mobility UK (CoMoUK), que também conduziu a maior entrevista já realizada sobre os deslocamentos por bicicletas compartilhadas no Reino Unido. Foram mais de 4 mil usuários entrevistados, e os dados servem para mostrar a importância desses programas às saúdes ambiental e individual.

Incentivo para voltar ao selim

Os programas parecem ter sido um estopim para muita gente voltar a pegar a bike: 49% dos usuários disseram que participar de programas de compartilhamento de bicicletas foi o que fez eles voltarem a usar esse meio de transporte após mais de um ano sem praticar; já 6% dos usuários andaram de bicicleta pela primeira vez; enquanto 53% dos usuários responderam que, se não fossem pelos programas, teriam feito a última viagem de carro, táxi ou apps de compartilhamento de caronas.

Cerca de 20% dos entrevistados têm nos deslocamentos de bicicleta o único exercício físico realizado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Cerca de 20% dos entrevistados têm nos deslocamentos de bicicleta o único exercício físico realizado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

As bicicletas elétricas também vêm ganhando espaço. Os usuários desse tipo de veículo afirmam que o utilizam pela facilidade de enfrentar subidas e por diminuir o tempo de deslocamento — 34% dos usuários de e-bikes afirmam que utilizam o veículo para substituir carros em deslocamentos de até 8 km por semana.

Dessa forma, 20% dos usuários responderam que os deslocamentos de bicicleta são o único exercício físico que fazem na semana. O Chief Executive Officer (CEO) do CoMoUK, Richard Dilks, afirmou que se as cidades querem mesmo zerar a emissão de carbono, pois elas precisam enfrentar a propriedade privada de veículos, e a solução disso está no compartilhamento.

Leia também:

Automóveis são principais emissores de gases poluentes

Ações Governamentais necessárias para diminuir emissão de CO2

O que são carros híbridos e como funcionam?

Benefícios do uso das bicicletas

Além dos benefícios para o meio ambiente, diminuindo a poluição por emissão de gases e a poluição sonora, andar de bicicleta promove uma série de benefícios para a saúde.

Um estudo publicado pela US National Library of Medicine sugere que a prática de ciclismo por 30 minutos ao dia ajuda no fortalecimento dos músculos da perna, melhora e previne doenças do sistema cardiovascular, podendo ajudar na prevenção e no controle da diabetes tipo 2.

O ciclismo é um tipo de exercício que gera pouco impacto, portanto é indicado às pessoas que têm problemas nas articulações.

Além disso, a prática de exercícios físicos regulares ajuda na saúde mental aliviando sintomas do estresse, depressão e ansiedade. Sem falar nos benefícios para emagrecimento e controle do peso.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Traffic Technology, Transport Network, Forbes, Cycling Industry, E Cycle, Melt Life, Dias Bike.

Este conteúdo foi útil para você?

130160cookie-checkCompartilhamento de bicicletas reduz poluição no Reino Unido