Qual é a rua mais bonita do Brasil?

5 de abril de 2022 5 mins. de leitura
Com destinos tão variados, é difícil escolher qual é a rua mais bonita do Brasil. Apresentamos 6 delas para você conhecer

Em um país de dimensões continentais como é o Brasil, fica difícil eleger uma rua para ganhar o título de rua mais bonita. Dessa forma, listamos seis que chamam a atenção por características diversas: belezas arquitetônicas cheias de história, soluções urbanísticas ou integração com a natureza. Confira!

Rua Gonçalo de Carvalho – Porto Alegre (RS)

Com mais de cem árvores em uma extensão de 500 metros de calçadas, a rua Gonçalo de Carvalho, na capital gaúcha, é “figura carimbada” quando se fala em rua mais bonita do Brasil. Com a exuberante folhagem verde dos dois lados da via, que se encontram formando um teto com a copa das árvores, parece um corredor que transporta o pedestre da cidade para uma floresta.

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Detalhe da Rua Gonçalo de Carvalho no bairro da Independência, em Porto Alegre. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Depois de suas fotos conquistarem a internet, a rua virou Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município. Agora, moradores e prefeitura cuidam da manutenção dela, que pode ser a rua mais bonita do Brasil.

Leia também:

5 cidades que reduziram o limite de velocidade no trânsito

Mobilidade sustentável: o trólebus ainda tem espaço nas cidades?

O que são os Jardins de Névoa?

Rua da Aurora – Recife (PE)

Rua da Aurora no Centro Histórico de Recife, Pernambuco. (Fonte: Wikimedia Commons)
Rua da Aurora no Centro Histórico de Recife, em Pernambuco. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Às margens do Rio Capibaribe, no centro histórico de Recife, fica essa rua que mantém diversos sobrados e outras construções com arquitetura original dos séculos 18 e 19.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!

Nela, passeios de barco são realizados diariamente para que os turistas vislumbrem a beleza da via, que é comparada a imagens de Veneza e Amsterdã. As construções coloridas, porém, dão o ar único do Nordeste brasileiro.

A rua ainda abriga o Cine São Luiz, cinema mais antigo da cidade com vários elementos originais da construção, e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam).

Pertinho dali, fica a Rua do Bom Jesus, eleita pela revista Architectural Digest como uma das mais bonitas do mundo. Portanto, não dá para não conhecer o centro histórico de Pernambuco.

Rua das Flores – Curitiba (PR)

Rua XV de Novembro, conhecida como Rua das Flores, em Curitiba (PR). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Rua XV de Novembro, conhecida como Rua das Flores, em Curitiba (PR). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Conhecida como Rua das Flores, a Rua XV de Novembro fica no coração da Curitiba, em pleno centro. Uma das principais avenidas da capital paranaense, a Rua XV foi fechada para carros nos anos 1970 e ficou conhecida pelo extenso calçadão de pedestres.

Ali, o comércio e a gastronomia floresceram, e a rua virou uma parada turística obrigatória. Diversos pontos são enfeitados com pequenos jardins, fontes e até com um bondinho que circulava na avenida e agora é uma pequena biblioteca.

Rua do Giz – São Luís (MA)

Rua do Giz em São Luís do Maranhão. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Rua do Giz em São Luís do Maranhão. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

No belo centro histórico de São Luís, está a Rua do Giz. Ela ganhou esse nome porque antes do calçamento ela era recoberta de uma argila que gerava uma poeira branca, parecida com giz.

Nela, encontram-se vários exemplos bem-preservados da arquitetura portuguesa colonial, que são locais ideais para abrigar instituições culturais, como o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Devido à sua importância histórica, a rua foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Rua Conde de Bobadela – Ouro Preto (MG)

Rua Conde de Bobadela em Ouro Preto (MG). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Rua Conde de Bobadela em Ouro Preto (MG). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Falando em arquitetura histórica, não dá para ignorar a cidade de Ouro Preto. Cheia de ruas charmosas, a cidade respira a cultura nas suas construções. Uma das ruas mais belas da cidade é a Rua Conde de Bobadela, que abriga várias opções de restaurantes, igrejas, lojas de artesanatos, comércio e o Museu da Inconfidência.

A via está em uma ladeira. Esse detalhe e as curvas da rua fazem que as construções tomem formas inusitadas. O bônus é que da parte alta da rua se tem uma bela vista da cidade.

Rua XV de Novembro – Blumenau (SC)

Exemplo de construção na Rua XV de Blumenau (SC). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Exemplo de construção na Rua XV de Blumenau (SC). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Outra Rua XV de novembro que ganhou fama pela sua beleza e concorre ao título de rua mais bonita do Brasil é a da cidade de Blumenau (SC). A arquitetura, de inspiração dos imigrantes alemães, destaca-se pelo capricho e pela atenção conferida aos detalhes, que a torna um ambiente superacolhedor e confortável.

Grande ponto turístico da cidade, a Rua XV abriga a prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, o Museu da Cerveja e os principais desfiles durante a Oktoberfest.

E aí, gostou do conteúdo? Qual é a sua candidata para a rua mais bonita do Brasil?

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Go Iguassu, eDestinos, Viajali, Jornal Boa Vista, ArchDaily.

Este conteúdo foi útil para você?

130590cookie-checkQual é a rua mais bonita do Brasil?