Urban 95 em Canoas: iniciativa visa mais inclusão para crianças

8 de agosto de 2023 4 mins. de leitura

Projeto-piloto de urbanismo promoveu transformações em cidade do sul do País; confira

Publicidade

Conheça o maior e mais relevante evento sobre o futuro da mobilidade no Brasil.

Agir em prol de um futuro melhor pode ser mais simples do que parece, e o foco deve estar em fases para além da vida adulta. Afinal de contas, é possível investir em mudanças que sejam percebidas e desfrutadas pelas próprias crianças desde já.

Graças ao Urban 95, iniciativa da fundação Bernard van Leer, essa mentalidade tem ganhado mais espaço, fazendo com que o planejamento urbano esteja voltado para um público específico: os que têm até 95 centímetros de altura — a altura média de crianças com três anos de idade — e seus cuidadores.

Difundida em diversos países por meio de parcerias, hoje já é possível ver ações sendo adotadas em solo brasileiro, em 27 municípios. Canoas, no Rio Grande do Sul, é uma delas. A cidade conta com projetos focados na mobilidade urbana que estão se destacando e merecem ser compartilhados. 

(Fonte: Prefeitura de Canoas)
Objetivo do projeto é promover o desenvolvimento das crianças com uma experiência mais inclusiva nas cidades, dando atenção também a áreas que apresentam maior vulnerabilidade. (Fonte: Prefeitura de Canoas/Reprodução)

Projeto Urban 95 em Canoas

Desde julho de 2021, quando a Prefeitura de Canoas anunciou que havia realizado a parceria com a Urban 95, um Comitê Municipal pela Primeira Infância foi criado com o objetivo de apresentar um diagnóstico e dar seguimento à adoção de políticas públicas focadas nas crianças. Em paralelo, um plano municipal também passou a ser desenvolvido.

Assim, na primeira sessão plenária do Urban 95, um grupo formado por pequenos estudantes da rede municipal de educação compartilhou suas perspectivas e sugestões de como adaptar diferentes estruturas, indo além dos brinquedos.

A partir disso, ao promover mudanças nas próprias escolas, seria possível levar esse pensamento adiante para outros espaços públicos, como os bancos em pontos de ônibus e banheiros, também lembrados pelos alunos, por meio da adoção de estratégias de mobilidade e acessibilidade.

Leia também:

Na chamada Rua brincante, crianças encontram um espaço pensado para a realização de diversas atividades recreativas. (Fonte: Prefeitura de Canoas)
Na chamada Rua Brincante, crianças encontram um espaço pensado para a realização de diversas atividades recreativas. (Fonte: Prefeitura de Canoas/Reprodução)

Urbanismo voltado para as crianças

Como resultado desse trabalho em conjunto, houve a entrega de uma rua adaptada que se destaca por sua sinalização colorida e promove maior segurança no deslocamento ao entorno da Escola Cara Melada. A própria comunidade escolar participou do trabalho de pintura. Uma outra via, chamada de Rua Brincante, também foi entregue no Guajuviras.

Por lá, uma faixa de segurança colorida foi implantada. Ao seu redor, amarelinhas e formas variadas estão dispostas, além de espaços onde as crianças podem se expressar por meio da pintura nos muros e praticar brincadeiras e atividades lúdicas ao ar livre. Com isso, a rua se torna o palco de interações positivas e inclusivas.

Prefeitura de Canoas foi reconhecida pelo projeto implantado na cidade. (Fonte: Prefeitura de Canoas)
Prefeitura de Canoas foi reconhecida pelo projeto implantado na cidade. (Fonte: Prefeitura de Canoas/Reprodução)

Reconhecimento internacional do projeto-piloto em Canoas

O poder público ainda investiu em ampliar o contato entre as crianças e o meio ambiente: para isso, tornou o paisagismo presente nas calçadas da Rua Brincante e facilitou a identificação das espécies vegetais. Além de trazer benefícios para o convívio entre diferentes públicos, o projeto-piloto foi reconhecido pelas transformações que promoveu em Canoas.

Como prova disso, junto com outras nove cidades espalhadas pelo mundo, a Prefeitura de Canoas foi selecionada para participar de uma semana de cursos na London School of Economics, que integra a Urban95 Academy, realizada em julho deste ano.

Neste novo capítulo, a expectativa é tanto de trazer maior visibilidade para a temática com a promoção de boas práticas, quanto de aperfeiçoar as diversas ações existentes por meio da troca de conhecimento e da adoção de novas técnicas e estratégias.

Webstories