Summit Mobilidade

Valorização de espaços públicos marca aniversário de Porto Alegre

26 de março de 2023 4 mins. de leitura
Revitalização da Orla do Guaíba é destaque no aniversário de 251 anos da cidade

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, completa 251 anos em 26 de março. A data oficial, que faz referência à fundação da chamada Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, ocorrida em 1772, é o marco do ingresso dos portugueses na região.

Assim como o Estado, o município foi destino de povos imigrantes de diversos locais ao longo da história, como Itália, Alemanha e Espanha, além de países africanos, o que se reflete na diversidade étnica, cultural e religiosa da população.

A economia de Porto Alegre também é marcada por diferenças e é considerada um dos eixos culturais do País, tendo forte presença do setor de serviços e sendo palco de eventos como a 13ª edição da Bienal do Mercosul, realizada em 2022.

Leia também:

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Prévia do Censo do IBGE aponta que Porto Alegre tem 1.404.269 habitantes. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Desafios e investimentos

Como os demais centros urbanos, a cidade enfrenta congestionamentos intensos, sobretudo nos horários de pico, o que reforça a importância de constantes investimentos em mobilidade urbana. Na busca de mitigar esses efeitos, a prefeitura tem apostado na ampliação de vias, como ocorrido na Rua Anita Garibaldi e em mudanças no trânsito.

O trem que interliga a capital a outras cidades da região metropolitana teve o projeto iniciado nos anos 1980, sendo uma das principais transformações executadas. Atualmente, abriga 22 estações e supera 40 quilômetros de extensão, permitindo o transporte de mais de 85 mil pessoas diariamente.

Segundo pesquisa realizada pela Amostra Instituto de Pesquisa, encomendada pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb), em dezembro de 2022, 83,2% dos usuários estão satisfeitos com o modal. O valor representa aumento de 1,5% em relação a 2021 (81,7%), reforçando a importância do sistema para os usuários, além de permitir a identificação de pontos de melhoria.

Inovação e integração entre modais

O serviço de transporte de trens se destaca por disponibilizar o App Trensurb Mobile com leitor de tela, comando de voz e controle de tamanho de texto, promovendo acessibilidade ao facilitar a consulta de informações.

A integração entre modais, essencial ao desenvolvimento das cidades, também está presente no Aeroporto Internacional Salgado Filho, facilitando o acesso à capital por meio de trem, ônibus e aeromóvel.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Margem do Rio Guaíba atrai grande número de visitantes nos fins de semana. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Estímulo à mobilidade ativa

As praças são numerosas na cidade, totalizando 608, mas o investimento em mais áreas verdes ainda é necessário. O centro histórico de Porto Alegre, rico em monumentos arquitetônicos, tem sido foco de obras para revitalizar a região.

A inauguração do Parque Pontal, em novembro de 2022, realizada pela iniciativa privada, é um exemplo. Como forma de manter viva a presença da população em ciclovias, mirantes e espaços esportivos nas áreas próximas, a prefeitura apostou na revitalização da Orla Moacyr Scliar.

Idealizada pelo arquiteto Jaime Lerner, a obra, que fica no entorno do Rio Guaíba, tem 1,3 quilômetro de extensão e teve o primeiro trecho reaberto em 2018. Além de estimular a mobilidade ativa e o passeio em barcos turísticos, trata-se de um dos cartões de visita de Porto Alegre, propiciando uma visão única do rio e do pôr do sol.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre, Trensurb, Estadão, Trensurb, IBGE

171350cookie-checkValorização de espaços públicos marca aniversário de Porto Alegre