Summit Mobilidade

4 construções icônicas em São Paulo que valem uma visita

4 de dezembro de 2023 4 mins. de leitura
Saiba mais sobre lugares imperdíveis que se destacam na capital paulista

A cidade de São Paulo é famosa pelas inúmeras opções de gastronomia, cultura e lazer, mas isso não significa que a arquitetura de seus diversos monumentos não possa oferecer um espetáculo à parte. 

Uma volta pelas ruas do centro pode ser um ponto de partida para quem deseja explorar a beleza da cidade nas ruas, mas a verdade é que há muitos edifícios e construções de beleza singular espalhados em todas as regiões. Confira abaixo alguns deles:

1. Farol Santander

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Visão do Farol Santander, no centro histórico de São Paulo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Localizado no centro da Capital, o Farol Santander é um dos cartões postais mais famosos, já que se trata de um dos edifícios mais altos de São Paulo. Atualmente, ele abriga diversas atrações que oferecem experiências únicas, passando por exposições, incluindo as que contam a história do próprio edifício, e opções de refeições para quem procura um lugar especial.

Se é isso que você deseja, vale uma visita ao Boteco do 28 e ao Bar do Cofre. O cafezinho também pode ser especial no Café do 26, que fica ligado ao Mirante e é ideal para quem não perde uma oportunidade de admirar belas vistas do alto da cidade.

2. Museu do Ipiranga

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Museu do Ipiranga foi reaberto em 2022. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Reaberto em setembro de 2022, após passar anos em reforma, o Museu do Ipiranga, pertencente à Universidade de São Paulo (USP), encanta por sua beleza já na fachada, mesmo visto de longe. 

Especializado em história e cultura, o local oferece uma forma de contato única com as raízes do País e possui um acervo composto por pinturas, desenhos, objetos antigos, coleções fotográficas e documentos sobre a cidade de São Paulo.

Leia também:

3. Sala São Paulo

(Fonte: Sala São Paulo/Reprodução)
Sala São Paulo faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes. (Fonte: Sala São Paulo/Reprodução)

No interior da Estação Júlio Prestes, quem se dedica a contemplar a beleza de sua estrutura logo perceberá que ela também é o abrigo de um dos locais mais importantes da cidade: a Sala São Paulo. Por lá, o público pode desfrutar de uma infinidade de espetáculos musicais, além de estar próximo de outros monumentos arquitetônicos, a exemplo da Pinacoteca e da Estação da Luz.

Um novo acesso implementado, inclusive, facilita a passagem de quem estiver na Estação da Luz e deseja chegar até a Sala São Paulo a pé e com segurança. Entretanto, para quem utiliza o transporte público, é importante deixar as passagens de trem reservadas para a volta, já que não há bilheteria no local.

4. Casa das Rosas

(Fonte: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura está sendo restaurado, mas oficinas seguem sendo realizadas no jardim. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

A Avenida Paulista, além de ser o destino de quem deseja passear nas faixas que ficam totalmente livres para a caminhada e o ciclismo aos domingos, também é procurada pelos apreciadores de exposições. Por isso, nunca é demais lembrar que, além do Masp, a Casa das Rosas tem uma beleza única e merece ser visitada.

A mansão foi construída em 1935, quando a Avenida Paulista já ganhava parte dos edifícios modernos que hoje estão presentes no seu entorno, o que foi importante para afastar o risco de demolição mais tarde. Assim, o Estado de São Paulo inaugurou o local em 1991 e, mais adiante, investiu na sua reinauguração como o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em 2004.

Fonte: Casa das Rosas, Sala São Paulo, Farol Santander, Museu do Ipiranga

200830cookie-check4 construções icônicas em São Paulo que valem uma visita