Summit Mobilidade

Bicicletas elétricas compartilhadas chegam a São Paulo

7 de setembro de 2022 2 mins. de leitura
A inclusão das bicicletas elétricas na capital paulista nasceu de uma parceria entre Tembici, Itaú, iFood e Prefeitura de São Paulo

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil

Recentemente, o Bike Sampa, sistema de bicicletas compartilhadas da capital paulista, passou a contar com 500 bicicletas elétricas. Resultado de uma parceria entre Tembici, Itaú, iFood e a Prefeitura de São Paulo (SP), a disponibilização das novas e-bikes tem por objetivo aumentar o número de viagens com o modal na cidade.

Um dos fatores na tomada da decisão foi o bom desempenho das bikes elétricas no Rio de Janeiro (RJ). De acordo com a Tembici, em um comunicado para a imprensa, as bicicletas elétricas já registraram mais de 4 mil viagens em único dia na capital fluminense, tanto para deslocamentos diários quanto para delivery. Em São Paulo (SP), a expectativa é que elas façam três vezes mais viagens do que as bikes tradicionais.

(Unsplash/Reprodução)
Bikes elétricas têm melhor desempenho do que as tradicionais. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

O aluguel das bicicletas elétricas continua sendo idêntico ao das manuais, devendo o usuário realizar o download do app Bike Itaú e efetuar o desbloqueio do veículo pela plataforma. Os valores variam de acordo com o plano escolhido pelo usuário, sendo R$ 2,5 a cada 15 minutos nos planos completos e R$ 0,30 por minuto no plano avulso.

Leia também:

Devido a questões de segurança, a velocidade máxima das e-bikes estão limitadas a 25 quilômetros por hora. Ainda de acordo com a Tembici, a expectativa é de que o número de veículos cresça nos próximos meses, atingindo a marca de mil bicicletas elétricas nas ruas paulistanas antes do fim do ano.

Com planos de expansão da ciclovia do município, que deve chegar a mil quilômetros até 2024, o uso de meios de transportes alternativos pode se tornar ainda mais popular em São Paulo, auxiliando na redução do trânsito e da poluição da cidade.

Quer saber mais de mobilidade urbana? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas sobre diversas pautas ligadas ao tema.

Fonte: Mobilize, Tembici, Revista Bicicleta.

149910cookie-checkBicicletas elétricas compartilhadas chegam a São Paulo