Conheça 7 maneiras pelas quais a manutenção dos veículos pode ajudar a reduzir a poluição e contribuir para uma mobilidade urbana sustentável
Publicidade
Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil
A poluição afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, e os principais vilões continuam sendo os automóveis, os quais colaboram bastante para a piora desse cenário.
Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), carros são responsáveis por cerca de 60% das emissões de monóxido de carbono (CO); motocicletas respondem por 20%; ônibus e caminhões, juntos, equivalem a 10%; e comerciais leves, 10%.
Enquanto a indústria automobilística avança para tornar a mobilidade urbana mais sustentável, existem medidas que cada proprietário de veículo pode tomar para diminuir as emissões poluentes. Saiba manter seu carro em dia e contribuir para o meio ambiente.
A maneira como alguém dirige, chamada de dirigibilidade, desempenha certo papel na quantidade de combustível consumida pelo veículo e, consequentemente, nas emissões de poluentes.
Dirigir com alta rotação do motor, demorando para trocar a marcha corretamente, acelerar e frear bruscamente, bem como parar de modo prolongado com o motor ligado, diminuem o desempenho do motor. Portanto, siga as recomendações de direção para proteger o meio ambiente e o seu bolso.
Um motor trabalhando com eficiência máxima reduz os níveis de emissões de poluentes. Entre os principais pontos de manutenção negligenciados pelos motoristas, estão a troca de óleo e do filtro do ar, ajuste ou trocas das velas periódicas.
Pneus mal-calibrados geram uma série de problemas para o veículo; um esvaziado aumenta a área de contato entre a borracha e o asfalto, causando maior poluição e desgaste, obrigando uma troca mais rápida do item.
Dessa maneira, pneus com a calibragem correta podem otimizar em até 20% o desempenho do veículo; com isso, evitando maiores gastos de combustível.
Leia também:
Para funcionar, o ar-condicionado utiliza hidrofluorcarbonos, que são nocivos para o meio ambiente. Por isso, é importante fazer a manutenção preventiva e evitar que esses componentes vazem.
O uso do ar-condicionado também aumenta o calor do ar e diminui a eficiência do veículo, consumindo mais combustível. Portanto, use o recurso com parcimônia e cuide da manutenção para que esteja sempre em dia.
Pode parecer estranho, mas muitos motoristas que fazem a manutenção do próprio veículo descartam bateria e óleo de forma incorreta. Prefira fazer isso com profissionais que darão a destinação certa aos itens. Quando não for possível, leve a bateria antiga e restos de óleo e outros fluidos, como o de freio ou o anticongelante, para mecânicos ou lojas especializadas.
A queima do combustível é a principal fonte de emissão de gases poluentes. Por isso, usar combustíveis adulterados e fora das especificações corretas pode causar mais danos no meio ambiente e no seu veículo. Sempre abasteça em postos de confiança e suspeite de preços muito abaixo da média regional.
Com o preço dos combustíveis em constante alta, otimizar viagens é um jeito de ajudar não apenas o meio ambiente e a mobilidade urbana sustentável, mas também de economizar. Evite fazer várias pequenas viagens ao longo do dia e prefira resolver os assuntos que necessitam do carro de uma vez só.
Procurar sair em horários e rotas alternativas que evitem o trânsito pesado ou usar o transporte público, essas também são maneiras de evitar mais poluição. A mobilidade ativa, como o uso de bikes, patinetes e caminhadas, podem ajudar não só a economizar e causar menos poluição, como também a ter uma vida mais saudável.
Fonte: Thinkseg, Proauto, Rodobens, Automec, Autoesporte, Vivo Verde.