Summit Mobilidade

Confira 4 dicas para dirigir em ladeiras

2 de junho de 2023 3 mins. de leitura
Veja algumas dicas para dirigir em áreas íngremes com mais segurança

Dirigir em áreas íngremes pode parecer desafiador para quem ainda não tem tanta experiência no volante, principalmente em cidades que apresentam maior incidência de ladeiras, como na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Para lidar com esse tipo de situação sem grandes dificuldades, alguns cuidados podem ajudar a dirigir de forma muito mais segura e autônoma, seja em vias acessadas com maior frequência, seja ao realizar viagens para localidades desconhecidas. Confira quatro dicas para dirigir em ladeiras.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Atenção à manutenção veicular garante que o momento de dirigir seja mais tranquilo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

1. De olho na marcha

Para subir ladeiras, a quarta e a quinta marchas não são recomendadas, devendo ser utilizadas quando o carro já estiver com maior velocidade. Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas.

Essa dica se aplica caso não seja uma ladeira de maior extensão. No caso de o veículo apresentar dificuldades, basta acionar a segunda marcha para dar maior impulso.

2. Freio de mão sempre ao alcance

Para afastar a insegurança na hora de conduzir o veículo, uma dica é usar o freio de mão antes de dar partida e acelerar o veículo. Deixando ele sempre ao alcance, também se ganha maior segurança ao não contar apenas com o pedal do freio.

Em ruas escorregadias, como as de paralelepípedo, também é importante evitar desacelerar o veículo, quando possível, já que a aderência das rodas tende a ser menor.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Quanto mais experiência se tem, mais fácil fica encarar ladeiras com a marcha adequada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Calma ao conduzir

Há situações que geram um pouco mais de ansiedade, por isso é importante buscar adquirir maior prática no volante para agir com mais segurança em situações incômodas, como quando o carro “morre”. Pensando nisso, dirigir em ruas menos movimentadas é recomendado para aumentar a confiança, explorando ladeiras menores e ganhando mais experiência.

Também é importante não soltar a embreagem bruscamente nem fazer movimentos no impulso e sem adotar uma direção defensiva. Esse cuidado, que também vale para motos, ainda evita o desgaste dos componentes.

4. Tecnologia a seu favor

Em meio ao desaparecimento gradual do câmbio manual, o câmbio automático nos veículos pode facilitar a condução em rampas ou ladeiras, uma vez que ele se adequa à situação.

Além dos sensores de obstáculos, hoje há veículos que contam com tecnologias auxiliares, como o assistente de saída em rampas, que evita que o carro desça de ré, e a partida automática após estacionar em uma ladeira ou em uma rua mais acidentada.

Fonte: Estadão

184950cookie-checkConfira 4 dicas para dirigir em ladeiras