Saiba como escolher a melhor roupa para andar de bike e confira algumas opções
Publicidade
Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil
Praticar ciclismo amador ou profissional vai além de contar com equipamentos de excelência. Uma boa bicicleta, voltada para a modalidade que se pretende aderir, faz toda a diferença, mas é preciso também estar atento à escolha da melhor roupa para pedalar.
Existem opções no mercado com tecnologias e funções que ajudam na aerodinâmica dos passeios e dão maior conforto nas inúmeras situações que o esporte a céu aberto proporciona.
O ciclismo, assim como outros esportes, expõe atletas e praticantes amadores a situações diversas: resistência corporal, clima, quedas etc. Por isso, as roupas para pedalar e os acessórios vinculados à prática são fabricados pensando nas necessidades de quem está à frente dos desafios da modalidade esportiva.
Algumas peças formam o kit básico para todos que praticam ou pretendem aderir ao ciclismo. Independentemente da modalidade, é preciso pensar na roupa adequada para o trajeto, sempre considerando conforto, segurança e maior rendimento sobre duas rodas.
Os óculos protegem os olhos de vento, poeira e insetos. Existem alguns modelos com lentes adaptáveis que podem ser trocadas de acordo com o clima e a necessidade.
Os capacetes, desenvolvidos com materiais resistentes, são importantes para prevenir lesões graves em quedas ou acidentes. Faixas refletivas no capacete também são indispensáveis para que o ciclista seja avistado em situações de pouca visibilidade.
Confeccionadas com tecidos leves, as peças não acumulam suor, evitando assaduras, e ficam mais “coladas” às pernas para dar liberdade na hora de pedalar. Além disso, os tecidos específicos para ciclismo não “grudam” no assento e têm forro acolchoado para aliviar a pressão do peso sobre o selim.
O diferencial de algumas calças é ter zíper na canela ou silicone interno, evitando que o tecido suba e as pernas fiquem expostas durante o trajeto, principalmente em dias ensolarados.
É possível encontrar modelos femininos e masculinos de bermudas e calças desenvolvidos pensando na diferente anatomia dos atletas. Algumas bermudas, por exemplo, ajudam no controle térmico da região do períneo e diminuem o atrito durante as pedaladas, prevenindo desconfortos causados por altas temperaturas e suor.
Os tecidos de camisetas têm proteção solar e são colados ao corpo, o que ajuda na aerodinâmica e proporciona melhor performance. Alguns modelos têm bolsos para carregar objetos durante trajetos mais longos.
Os coletes são uma opção para dias com temperaturas amenas, confeccionados com malha específica para a prática do esporte, o que faz que não absorvam suor e mantenham a temperatura corporal.
O mercado dispõe de inúmeras opções de jaquetas para ciclistas, por isso na hora de escolher a melhor deve-se levar em conta as necessidades do trajeto. Existem modelos mais grossos para frio intenso, corta-vento, impermeáveis e “lightweight”, que são mais leves, absorvem suor e protegem contra o frio mais leve.
São proteções removíveis para a região dos braços e das pernas em opções diversas adequadas para cada clima.
É importante que as meias sejam específicas para ciclistas, por terem ajuste correto às pernas, tecido resistente a diversas condições climáticas e antiderrapantes.
Essenciais para proporcionar conforto e firmeza ao manobrar a bike, as luvas são feitas com tecidos que não escorregam e acolchoamento na palma, além de propiciarem mais conforto e segurança.
A performance também está nos pés de quem pedala, por isso escolher as sapatilhas corretas é indispensável. Algumas têm pedal de encaixe, aproveitando a força usada no movimento para gerar mais eficiência.
Leia também:
Fonte: Bike Registrada, MX Bikes, Brasil Escola, BR Ciclismo