Summit Mobilidade

Quais cidades fazem parte do Circuito das Frutas?

20 de outubro de 2023 4 mins. de leitura
Além de um grande polo gastronômico, roteiro completo permite explorar diferentes espaços de cultura e lazer no interior paulista; confira.

A capital paulista é famosa pela riqueza de locais destinados ao lazer, mas o interior do Estado não deixa a desejar nas variedades que proporciona. Na região do Circuito das Frutas, o grande destaque se dá pelo cultivo de diferentes frutas, como uva, morango, goiaba e ameixa, fazendo com que um polo gastronômico também tenha se desenvolvido.

Em suma, o Circuito das Frutas, em São Paulo, é formado pelas cidades de Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Atibaia, Valinhos e Vinhedo. Assim, uma gama de eventos ocorre ao longo do ano, valorizando a região, a sua história e seus principais atrativos.

Na prática, isso se constitui como uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer diferentes cidades e apreciar pratos da culinária de diversos países, como a alemã e japonesa, que também são reflexos da imigração de diferentes povos para o País. Confira, abaixo, mais detalhes sobre tudo o que é oferecido no seu entorno.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
A Festa da Uva, em Jundiaí, é um dos destaques regionais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Explorando a rota gastronômica do Circuito das Frutas

Na rota gastronômica, é possível explorar diversos estabelecimentos espalhados nas cidades, como a Casinha do Figo com Chocolate, em Valinhos, e a Adega Família Ferragut, em Vinhedo. 

Inclusive, o Mosteiro de São Bento, também em Vinhedo, faz parte do roteiro e é uma excelente opção para quem procura um ambiente mais tranquilo. No seu interior, além da hospedagem, ocorre a venda de artigos religiosos e alimentos artesanais produzidos pelos monges, como mel, pães e bolos. 

Em Jundiaí, a Festa da Uva é um dos principais eventos que ocorre anualmente desde 1934, atraindo turistas e sendo um poderoso estímulo para o comércio local.

Vale lembrar que há uma gama de possibilidades e serviços em todas essas cidades. Dessa forma, destacam-se tanto as atividades ao ar livre, que privilegiam a caminhada e o cicloturismo, quanto as que oferecem diferentes formas de contato com seus pontos turísticos, o que resulta em grande oferta de serviços de lazer e cultura para todos os públicos.

Leia também:

Indaiatuba, no interior paulista, oferece opções de lazer para toda a família. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Indaiatuba, no interior paulista, oferece opções de lazer para toda a família. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em busca de novos destinos

Para quem está em busca de aventura, em Atibaia está localizada a Pousada Águas do Vale. Localizada a mais de 1.100 metros de altitude, além de uma hospedagem aconchegante, o local abriga uma reserva ecológica perfeita para se explorar cachoeiras.

Da mesma forma, para quem não quer perder a oportunidade de desfrutar de um passeio a cavalo, opções não faltam: o Rancho Império, em Indaiatuba, oferece aulas de equitação para quem deseja ingressar nesse universo e acompanhamento para provas esportivas. A cidade ainda é o lar do Parque Ecológico, que atravessa 80% da sua extensão e é palco de muitos eventos esportivos e culturais.

Dentre os parques aquáticos, o Wet’n Wild, em Itupeva, é um dos destaques. Em Jundiaí, o Mundo das Crianças tem 670 mil metros quadrados, conta com áreas esportivas, pista de skate, quadras de tênis, basquete, ciclovia, e também tem área reservada para a alimentação dos pequenos, com lanchonete.

Considerando que muitos dos principais eventos contam com um calendário diferenciado, é importante verificar o roteiro com antecedência e a necessidade de realizar reservas, garantindo, assim, uma viagem mais tranquila.

Fonte: Circuito das Frutas, Governo do Estado de São Paulo

200500cookie-checkQuais cidades fazem parte do Circuito das Frutas?