Summit Mobilidade

Você sabe como funciona um leilão de veículos?

10 de abril de 2023 4 mins. de leitura
Leilão de veículos oferece oportunidades mais vantajosas de compra e pode ser acompanhado on-line

Para quem está em busca de um modelo exclusivo ou mesmo de condições mais vantajosas, o leilão de veículos oferece excelentes oportunidades de compra. Como hoje esses eventos ocorrem on-line, é possível que os lances sejam realizados com transparência e que pessoas das mais variadas localidades os acompanhem, sem limitação no número de participantes

A procedência dos veículos pode ser variada, como carros usados em órgãos públicos ou importados. Sobre esse tema, na live realizada no Momento Mobilidade Estadão, Tião Oliveira, editor do Jornal do Carro, conversou com Moacir De Santi, leiloeiro oficial da Sodré Santoro, e abordou as principais vantagens e características da modalidade.

De Santi destacou que os leilões públicos, mesmo os realizados on-line, contam com auditoria, garantindo que todas as etapas ocorram dentro do programado, que as ofertas sejam devidamente supervisionadas e que exista segurança no processo do começo ao fim.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Modalidade oferece a oportunidade de comprar veículos com valor abaixo da tabela Fipe. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Desmitificando o leilão de veículos

De Santi reforçou que é possível visitar e conferir de perto os carros leiloados, garantindo análises detalhadas antes de se realizar os lances, ainda que não seja possível dar a partida no automóvel. Além disso, todas as informações do veículo devem constar no edital, que deve ser divulgado em jornais de circulação pública.

Pensando nisso, saber mais dos diferentes modelos em circulação e buscar se informar das vantagens e das características oferecidas é o primeiro passo para desenvolver uma visão apurada sobre o leilão de veículos.

Para quem está entrando nesse universo, portanto, acompanhar jornais que tratam de assuntos ligados à mobilidade permite compreender quais são as tendências do setor, para conhecer edições limitadas e veículos mais valorizados. Essa perspectiva tende a tornar o momento do lance mais seguro e aumenta a chance de realizar uma compra mais vantajosa.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Com a pandemia de covid-19, leilões presenciais perderam espaço. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Cuidados na hora de participar de leilões de carros

Para garantir a aquisição e evitar leilões falsos, é importante adotar alguns cuidados, como visitar apenas sites oficiais. Assim como deve ser feito ao realizar qualquer tipo de compra, é fundamental fugir de ofertas milagrosas.

Nesse sentido, quem tem interesse em leilões não deve fazer contato com possíveis representantes ou intermediários via WhatsApp nem realizar pagamento adiantado de parte do valor do suposto carro leiloado, uma vez que pode se tratar de golpe.

Também é possível consultar os dados do leilão pelo telefone informado no edital e realizar a consulta dos dados do leiloeiro no site da junta comercial. Ao participar, é importante conhecer a procedência do veículo, checando, inclusive, os dados fornecidos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A atenção a detalhes é fundamental

Antes de realizar o lance, algumas etapas devem ser concluídas, como finalizar o cadastro e concordar com as condições de pagamento, que geralmente é realizado à vista por transferência bancária.

O interessado também precisa se atentar a eventuais gastos com reparos e outros detalhes presentes no anúncio, como a existência de impostos pendentes, além da faixa de porcentagem de comissão que é reservada ao leiloeiro. A garantia de compra também deve ser analisada com cautela.

Deseja saber mais do tema? Clique aqui para assistir à live realizada no Momento Mobilidade, do Estadão, que aborda mais detalhes e curiosidades do leilão de veículos.

Fonte: Estadão

172450cookie-checkVocê sabe como funciona um leilão de veículos?